A OSC possuiu um bom projeto, realizou um bom trabalho e mesmo assim não conseguiu o aporte financeiro necessário para viabilizar o que planejou? Talvez o problema esteja no medo que os recursos estão sendo captados.

De acordo com o IPEA (Instituto de pesquisa econômica aplicada), existem mais de 820 mil OSC cadastradas no Brasil. Se destacar é um dos primeiros desafios que precisam ser levados em conta. Mas como? Confira cinco dicas para captar recursos.

Transparência

Em tempos de debates políticos sobre a idoneidade das instituições públicas, a correta divulgação é mais do que necessária, é obrigada por lei. Faça relatórios financeiros, divulgue em jornais locais, sites e blogs. Sua OSC precisa passar credibilidade.

Planejamento

Uma OSC precisa ser organizada. Durante o desenvolvimento do projeto, enumere os custos de forma racional. Gastos desnecessários ou justificativas pouco embasadas, demonstram pouco conhecimento do grupo de pessoas ou região que necessita de atendimento. Investidores valorizam projetos honestos e principalmente dentro da realidade. Lembre-se! O dinheiro precisa ser utilizado de forma correta.

Pesquisa

Se manter atualizado sobre os rumos que o terceiro setor atravessa, é importante. A capacitação dos membros da OSC denota, que a organização está “ligada”. Conhecer o ambiente que o projeto será desenvolvido é primordial.

Edital

Muitas OSC deixam de captar recursos por não ler o edital da forma correta. Lá estão contidas todas as informações para o envio do projeto, datas, locais e regras. Dê preferência por entidades que atuem na mesma área (educação, meio ambiente, saúde, etc.) que sua organização.

Impacto Social

Os projetos anteriores causaram impacto social? Investidores buscam OSC que tenham histórico de projetos bem-sucedidos. A correta divulgação e principalmente o acompanhamento após o trabalho ser concluído, são fatores primordiais para a fidelização do investidor, além de dar credibilidade para a OSC.

 

Traga seu projeto social para o Bússola.

O Bússola é uma plataforma que te ajuda a elaborar, acompanhar e promover os seus projetos sociais. O Bússola serve para pequenas, médias e grandes Organizações Sociais. Seguindo nossa metodologia e nosso sistema a chance de captação de recursos da sua organização irá duplicar.
Você tem interesse em conhecer nosso trabalho? Agende uma demonstração e saiba como iremos te ajudar

Quer conhecer mais sobre o Bússola: www.bussolasocial.com.br