No dia 24 de outubro de 1945, 50 países se reuniram na Conferência das Nações Unidas em San Francisco para redigir a Carta das Nações Unidas, um documento que fundava a ONU – Organização das Nações Unidas. O mundo buscava reunir os destroços e se recompor após o impacto destrutivo da Segunda Guerra Mundial. 

Passados 75 anos de sua criação, a ONU constitui-se numa das maiores organizações do mundo, com 193 países membros e com inúmeras ações e projetos que visam promover as relações amistosas entre as nações e cooperar na resolução de problemas internacionais. 

Uma das atividades de grande repercussão fomentada pela ONU nos últimos tempos é a Agenda 2030 com a proposta dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas. O documento intitulado “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável” foi elaborado pelos países membros durante a 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York, e serve como um guia das nações para os próximos anos. 

As metas visam chamar a atenção global para uma ação coletiva nos campos econômico, social e ambiental. Constituem-se em tarefas a serem executadas pelos governos, organizações sociais, setor privado e sociedade civil para a eliminação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e a garantia de qualidade de vida para todos os seres humanos.

 

Movimento Nacional ODS

Para mobilizar a sociedade brasileira na adoção destes 17 objetivos, o Movimento Nacional ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tem se engajado em atividades que incorporem tais metas no cotidiano da população. O movimento surgiu em 2004 com o intuito de estimular ações para a construção de uma sociedade mais inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. 

O movimento é formado por pessoas voluntárias e de caráter apartidário, plural e ecumênico. Possui núcleos no Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Com a criação da Agenda 2030, o grupo se concentrou na aplicação prática de suas metas a partir da organização de Fóruns, redes estratégicas (Think Tank) e atuação nos comitês locais para dar visibilidade às iniciativas realizadas em parceria com seus signatários.  

Com o lema: “Ninguém pode ficar de fora!”, o movimento tem contemplado ações que priorizem os “5 P’s”: 

  • Pessoas (fim da pobreza, igualdade social e ambiente saudável);
  • Planeta (consumo, produção e gestão sustentável);
  • Prosperidade (realização pessoal, econômica, social e tecnológica em harmonia com a natureza);
  • Paz (promoção da paz e da justiça);
  • Parceria (cooperação e ações de solidariedade entre países).

 

A parceria estratégica entre Bússola Social e Movimento ODS SC

O Movimento ODS de Santa Catarina é composto por voluntários de diferentes segmentos da sociedade articulados em 11 comitês. São mais de 500 signatários em todo o Estado, atingindo 62 municípios. Estes signatários são representados por pessoas físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e o Poder Público. 

O grupo tem se dedicado a organizar várias ações como a “Semana ODS na Prática”, com a realização de encontros simultâneos em várias cidades do Estado e campanhas de arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza durante a pandemia. Outra atividade é a participação na ODS Think Tank, em que os signatários organizam grupos de estudos, debates e pautas estratégicas visando acompanhar as políticas públicas e estabelecer diálogo com o governo estadual. 

Mais uma iniciativa do movimento é o Prêmio ODS Santa Catarina, que oferece uma premiação para ações desenvolvidas por seus signatários e que estejam em consonância com os ODS. Além disso, o grupo criou parcerias com vários projetos de responsabilidade social no Estado.

Nós, da Bússola Social também somos parceiros estratégicos do Movimento ODS-SC. Desde 2019, integramos o movimento, oferecendo gratuitamente o sistema Bússola como uma ferramenta para facilitar a identificação dos signatários físicos e jurídicos cadastrados ao Movimento. Outro exemplo de atuação foi a composição do Prêmio ODS Santa Catarina, no qual o sistema Bússola foi utilizado para receber as inscrições. 

Segundo Aureo Giunco Junior, Co-fundador da Bússola Social, a parceria com o Movimento ODS SC é estratégica porque se conforma mais como um instrumento de fomento de trabalho para facilitar o desenvolvimento, a organização dos projetos e mapear os números das organizações. “A gente cumpre nossa parte junto aos ODS, estimulando nossos clientes a se vincularem à marca e trazendo como indicador padrão do Bússola; criando políticas de cuidado e zelo com cada ODS ali previsto”, compartilha Áureo. 

O sistema Bússola Social tem auxiliado o Movimento na elaboração e gestão de projetos, na execução e no acompanhamento de avaliações pela plataforma online. Desta maneira, além de contribuir para que os 17 ODS se tornem realidade, a Bússola Social cumpre seu papel de ajudar quem ajuda. Aureo Giunco Jr faz um chamado à participação e integração ao Movimento e ressalta: “se vincular ao movimento não é a única estratégia. Tão importante quanto participar dele é ter, na sua prática cotidiana, essas atuações dos ODS”. 

 

Quer se tornar um signatário?

E você caro leitor, está interessado em se tornar um signatário do Movimento ODS? Se você mora em um dos cinco Estados onde a entidade possui um núcleo, basta acessar o site regional do movimento, ler o estatuto e preencher o formulário disponibilizado na página. Caso não exista um núcleo na sua região, envie uma mensagem através do site nacional para que eles informem as instruções a seguir.