Uma das principais vantagens de investir em OSC é a diversidade de projetos. Educação, saúde, meio ambiente e mobilidade urbana. São inúmeros caminhos para que uma empresa, possa fazer o bem social, atingindo parcela significativa da sociedade. Dependendo dos resultados uma empresa pode investir no mesmo projeto por diversos anos, ou diversificar seus investimentos em outras áreas.

Vantagens

Investir na mesma OSC ou área de atuação depende, dos resultados obtidos em projetos passados. Por isso relatórios sociais e perfis dos atendidos devem ser elaborados de forma correta, dando embasamento para o investidor manter o foco na OSC. O investimento a longo prazo depende, muito do impacto social na área em que o projeto foi desenvolvido.

Outra vantagem de manter o foco na mesma área, é a redução dos riscos. Investir em determinados setores, fora do escopo da empresa. Como a empresa e a OSC já possuem um vínculo, a cobrança e sinergia entre ambas é maior, resultando em um retorno mais eficaz na comunidade atendida. O processo de seleção também se torna desnecessário, já que a parceria está consolidada.

Para o diretor de design e comunicação do Bússola Social, Paulo Falaster, a continuidade de um projeto com os mesmos investidores, é tão benéfico para o público alvo, quanto para a empresa apoiadora. “As marcas que continuamente apoiam os mesmos projetos, se tornam referências na comunidade, a um vínculo positivo da imagem da empresa aos impactos gerados,” explica. Com a periodicidade do projeto as equipes já conhecem os pontos negativos, e realizando alterações sem a necessidade de começar do zero.

Aumentando o escopo

Se por um lado a fidelidade de uma parceria é benéfica para OSC, investidor e público alvo, aumentar o campo de atuação se torna necessário. Partindo da premissa de “ajudar o próximo”, um apoiador pode e deve aumentar sua área de atuação.

Ao diversificar o investimento um número maior de atendidos pode contar com o auxílio da OSCs apoiadas, novas parcerias sólidas e duradouras podem surgir. “Quando se investe em apenas uma OSC, ou apenas em uma área, os números tendem a se estabilizar com o tempo”, comenta Paulo. “Abrindo o leque de investimentos, temos um aprendizado constante. Um trocar de conhecimento entre as equipes envolvidas no projeto. Além do principal, um aumento em amplitude dos impactos sociais,” Explica Paulo.

O investidor pode optar por dar sequência ao projeto consolidado, ampliando a área de atuação, já que conhece todos os meandros e caminhos, e pode direcionar recursos em outras áreas.

Por Fernando Rhenius.

 

Traga seu projeto social para o Bússola.

O Bússola é uma plataforma que te ajuda a elaborar, acompanhar e promover os seus projetos sociais. O Bússola serve para pequenas, médias e grandes Organizações Sociais. Seguindo nossa metodologia e nosso sistema a chance de captação de recursos da sua organização irá duplicar.
Você tem interesse em conhecer nosso trabalho? Agende uma demonstração e saiba como iremos te ajudar

Quer conhecer mais sobre o Bússola: www.bussolasocial.com.br