Grandes desafios dos investidores que apostam em projetos sociais é saber o impacto real obtido pelo montante de dinheiro empregado. Tal preocupação tem uma razão, os crescentes casos de desvio de recursos e corrupção no meio político nacional.

O termo “Investimento de impacto” é utilizado quando uma empresa busca retorno socioambiental além de visar o lucro, por meio de projetos da iniciativa privada, poder público e institutos. A iniciativa surgiu com o lançamento do relatório “Impact Investments: An Emergent Asset Class, da consultoria J.P Morgan e da Fundação Rockfeller em parceria com a GIIN (Global Impact Investing Network) em 2010. Este modelo de negócio é o caminho que muitos investidores estão buscando, já que vai além da filantropia. O foco são setores como saúde e educação, tão deficitários no Brasil.

De acordo com a Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, em parceria com a Deloitte, estima que até 2020 os investimentos em impacto social cheguem a R$ 50 bilhões. Deste montante, R$ 41,9 bilhões são oriundos da iniciativa privada. Segundo o GIIN em 2015, já existiam US$ 77 bilhões investidos em fundos de impacto.

Neste universo, como mensurar se o investimento está tendo o retorno previsto e principalmente trazendo benefícios para seu público alvo? Em uma organização que busca o lucro, existem três formas básicas de gerir os investimentos: aumentar a receita, reduzir custos e riscos. No meio social além destes três pontos, o respaldo também pode ser sentido na comunidade em que os investimentos foram realizados.

Um relatório social organizado com dados atualizados é indispensável para se conhecer os números do projeto. O SROI (Social Return on Investment) é um método de compreensão e medição o valor social ambiental e econômico, gerado pela atuação de uma ONG. Ele se baseia em uma análise custo x benefício do valor social gerado, comparando o valor gerado pela ação social (benefício) com a despesa necessária (investimento) para obtê-lo.

Por Fernando Rhenius.

 

Traga seu projeto social para o Bússola

O Bússola é uma plataforma que te ajuda a elaborar, acompanhar e promover os seus projetos sociais. O Bússola serve para pequenas, médias e grandes Organizações Sociais. Seguindo nossa metodologia e nosso sistema a chance de captação de recursos da sua organização irá duplicar.
Você tem interesse em conhecer nosso trabalho? Agende uma demonstração e saiba como iremos te ajudar

Quer conhecer mais sobre o Bússola: www.bussolasocial.com.br