O marketing mudou. Foi-se o tempo em que ter um produto diferenciado e bem colocado no mercado era o suficiente para conquistar a mente e o coração das pessoas. As novas gerações de consumidores querem saber se estão comprando ou se relacionando com uma marca que ajuda a construir um mundo melhor.

Assim como você, investidor social, que aplica recursos em projetos para impactar positivamente sua comunidade.

Se restam dúvidas sobre isso, vale conferir os resultados de um estudo recente da gigante IBM, em parceria com a National Retail Federation (NFR), que entrevistou 19 mil consumidores de 28 países, incluindo o Brasil, de 18 a 73 anos, para descobrir as tendências globais de consumo. As conclusões foram publicadas em janeiro deste ano. Entre elas:

  • O propósito da marca de fato é mais importante para os compradores do que o custo e a conveniência.
  • As pessoas estão priorizando empresas que são sustentáveis, transparentes e alinhadas com seus principais valores ao tomar decisões de compra.
  • Também estão dispostas a pagar mais (até 35% do preço inicial), e mudar seus hábitos de consumo, pelas marcas que acertam nisso.

Ainda corroborando a tendência do mercado, a pesquisa Global Consumer Pulse, divulgada em março pela Accenture Strategy, aponta que 83% dos brasileiros preferem consumir de empresas que defendam propósitos alinhados com seus valores; e 79% acham importante marcas se posicionarem sobre assuntos relevantes nas áreas da cultura, sociedade, meio ambiente e política. 

Investimento social na era do Big Data

Sim, você já trabalha para deixar o mundo melhor e isso tem valor no mercado!

Mas a questão é: você integra os resultados dos investimentos sociais em suas estratégias de marketing? Ou seja: você comunica de verdade o que faz de bom para a sociedade?

“A transparência é prova de que uma organização e suas ofertas são o que a empresa afirma ser”, disse Luq Niazi, diretor global da IBM Consumer Industries.

Na era do Marketing que vivemos hoje, chamado de 4.0 por Philip Kotler, um dos principais teóricos da Administração Moderna e conhecido popularmente como o “Pai do Marketing”, a transparência é uma necessidade do consumidor que precisa ser atendida com dados e histórias humanas.

Não basta dizer que você faz o bem: é preciso mostrar os números. Assim como o Big Data te ajuda a conhecer e rastrear seus clientes, a coleta e processamento de dados também pode ser um grande diferencial na hora de mostrar para seus públicos de interesse os impactos positivos que sua marca gera para o mundo.

Nesse contexto, as organizações que utilizam a plataforma Bússola para gestão de seus projetos e investimentos sociais estão um salto à frente do restante. 

No Bússola, você gera com um clique relatórios de dados sobre os os impactos gerados com seus investimentos sociais. Quanto foi investido, quantos projetos atendidos, quais demandas sociais foram supridas, quantas pessoas beneficiadas, qual a faixa etária dos beneficiários, sua renda, demografia etc. 

Quer saber mais sobre os relatórios gerados pelo sistema Bússola? Sugerimos ler os textos abaixo:

Investidor social, você precisa de ajuda?

ONG: como captar recursos e prestar contas com transparência e facilidade

Investimento social: gerando impacto pela redução das desigualdades

Também vale a pena conferir o artigo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, com dicas para o terceiro setor.

Se sua organização já está familiarizada com os indicadores de investimentos sociais que o sistema Bússola entrega, a pergunta que fazemos hoje é:

 

  • Você está aproveitando esses dados da melhor forma possível nas suas estratégias de marketing social?

 

Para te ajudar nesse processo, listamos a seguir 5 ações de divulgação e transparência para aproveitar seus relatórios do sistema Bússola.

Confira!

5 maneiras de divulgar seus resultados sociais

Apresente aos funcionários 

Você pode utilizar os dados presentes nos relatórios para promover apresentações periódicas para sua equipe. Ao exibir os resultados e a evolução dos projetos, você acaba engajando seus colaboradores e fomenta a qualidade da relação entre trabalhador e empresa. 

Essa é uma ação alinhada com o conceito de employer branding, que consiste na criação e manutenção da imagem positiva da empresa com os colaboradores para difundir a compreensão de que você é uma marca empregadora. Isso é feito a partir de um planejamento estratégico de longo prazo, com ações que façam com que os funcionários criem um sentimento de pertencimento e tenham orgulho do seu local de trabalho. Desta maneira, seu colaborador passará a ser um verdadeiro embaixador da empresa e também tende a se dedicar mais, já que se sentirá motivado para isso. 

Você também pode divulgar esses dados em outros canais de comunicação interna que tiver, como em murais, e-mail, jornal, revista ou rede social corporativa. 

Insira nos Relatórios de Sustentabilidade

Muitas empresas optam ou realmente precisam realizar relatórios de sustentabilidade periódicos para mostrar seus indicadores socioambientais e econômicos ao mercado. Para isso, geralmente seguem as diretrizes estabelecidas pelo Global Reporting Initiative (GRI). São muitas informações exigidas e empresas passam meses coletando os dados. No entanto, com os indicadores consolidados dos seus investimentos sociais, gerados pelo sistema, tudo fica mais fácil e você pode resolver seu capítulo de responsabilidade social com agilidade e precisão. 

Envie para a imprensa os dados dos seus investimentos

Assim como o seu consumidor, a imprensa gosta de fatos sustentados por números. Compartilhe seus relatórios com a imprensa da sua região, dando os jornalistas a oportunidade de divulgar pautas relevantes, de interesse público, a partir deles. Informações sobre seus beneficiários são informações sobre sua comunidade. Você terá a oportunidade de aparecer nas reportagens como fonte, tanto dos dados, como de exemplo de trabalho positivo realizado para ajudar as pessoas que precisam. Também vale para projetos ambientais ou outras ações que reúnam informações e apresentem resultados positivos para os problemas da comunidade.

Publique resultados nas redes sociais

Se sua empresa está presente nas redes sociais, provavelmente você tem um plano de conteúdo, com os tipos de publicações que vai soltar nesses canais ao longo do mês. Essa dica vale ouro: não fique só nos posts comerciais! As redes sociais não servem apenas para vender. Seu principal propósito é promover relacionamento, fazer com que as pessoas e marcas se conectem e se conheçam. Aproveite esses canais para divulgar gráficos e resultados dos seus investimentos sociais. De preferência, conte também histórias humanas por trás de tudo isso. A soma de relatos humanos com a transparência de dados ajudará as pessoas a compreenderem que sua marca está de fato deixando o mundo melhor.

Vincule o Portal de Transparência no seu site

Mostre ao público os resultados obtidos com seus projetos sociais vinculando o link do seu Portal da Transparência, gerado pelo sistema Bússola, ao seu site. Saiba como criar o seu Portal de Transparência, disponível ao alcance de um clique, acessando este link ou peça ajuda aos consultores da Bússola.

No Portal de Transparência, as pessoas poderão acompanhar, em tempo real, os resultados dos seus investimentos sociais, incluindo o número de atendimentos realizados até a data de acesso, o perfil socioeconômico dos atendidos e os impactos sociais gerados.

 

Gostou das sugestões?

Investidor social, aproveite ao máximos todas as ferramentas oferecidas pelo sistema. E se você ainda não é cliente Bússola, agende uma demonstração com nossos consultores para também ter acesso a isso tudo e otimizar a gestão dos seus investimentos sociais.