É preciso reforçar o cuidado com a sua saúde por causa do coronavírus. Lave as mãos com frequência durante todo o dia, principalmente ao tocar em objetos ou locais que outras pessoas também têm contato. Use álcool em gel 70% após lavar aos mãos com água e sabão, para mantê-la limpa. Se você sair para ir ao mercado, farmácia ou qualquer outro serviço essencial aberto na sua cidade, leve o álcool em gel consigo.

Sabemos que o isolamento social, a famosa “quarentena”, está sendo bastante comentada agora com o coronavírus em alta. Muitas escolas, organizadores de eventos e empresas estão dispensando alunos, funcionários e suspendendo eventos, assim aderindo ao trabalho home office. Se você cansar de assistir Netflix ou fazer outra atividade em casa, que tal adiantar o que ficou pendente nos seus projetos? Vamos te ajudar a aplicar o home office na sua organização, para cuidar da saúde da sua equipe e atendidos, como também manter sua OSC trabalhando até que o caso do coronavírus se normalize.

Aos gestores e assistentes sociais

Você que possui o Bússola pode atualizar muitas informações que estão pendentes no sistema. Comece conferindo a lista de atendidos, veja se todos estão cadastrados, se há alguma informação faltando, se todos possuem fotos de identificação, ficha da família completa. Além disso, você pode revisar os atendimentos realizados, os benefícios e encaminhamentos.

Ainda na ficha do atendido, é sempre bom revisar as atividades que o atendido vem participando na sua organização, para melhor controle de frequência e aproveitamento do conteúdo ofertado. Você consegue visualizar a frequência de cada atividade individualmente e traçar planos de ação para melhorar o rendimento do atendido. Notou algo de errado em alguma atividade? É bom conversar com o educador e ver o que está acontecendo.

Aos responsáveis pela prestação de contas/financeiro

Tá com o prestação de contas atrasada? Os dados não batem? O responsável financeiro pode tirar este período do home office para atualizar as entradas e saídas dos projetos e facilitar a prestação de contas mensal. Além do mais, com um relatório financeiro totalmente correto, exemplificando tudo o que foi investido no projeto, vai trazer confiança para o investidor escolher novos projetos seus para destinar recursos.

Você também pode estudar o gasto dos atuais projetos e dos novos que ainda estão sendo criados pelos demais membros da equipe. Ter controle dos gastos do início, meio e fim do projeto facilita o seu trabalho na prestação de contas mensal e anual. Fica a dica!

Aos educadores

Eu sei que você tem muitas atividades para administrar, dar nota, presença, editar planos de aula, inserir fotos, configurar os certificados, anexar sugestões de leituras… bastante coisa! Que tal tirar esse tempo em home office para atualizar o que é necessário? Você pode começar pelo mais simples, como realizar as presenças que estão atrasadas e incluir as fotos das aulas que já ocorreram.

Uma atividade está quase encerrando e o certificado ainda não foi configurado? Tire esse tempo para configurá-lo, é muito fácil, pois o Bússola possui diversos modelos prontos e você pode fazê-lo em poucos cliques. Para saber como fazer isso, clique aqui.

Aos coordenadores de projeto

Tá difícil conseguir recurso para os seus projetos? O trabalho em home office é um ótimo momento para você estudar com calma os investidores que podem se interessar pelos seus projetos e garantir que ele seja selecionado.

Sabemos que muitas vezes o barulho na organização, até das casas vizinhas e do trânsito ao seu redor podem tirar a sua concentração. No aconchego da sua casa, além de você manter a sua saúde e prevenir a infecção pelo coronavírus, você também pode se dedicar ainda mais ao seu trabalho e buscar boas soluções para o seu projeto.

Aproveite para revisar os relatórios

Sei que você gosta de organizar seu projeto da melhor forma para no final tudo dar certo. E qual o item mais importante no final de cada projeto? Isso mesmo, o relatório! Este é o momento certo para você já conferir as informações que estão nele, atualizar e corrigir o que ficou pendente. Talvez seja necessário fazer reuniões com a sua equipe para alinhar os próximos passos e entregar um relatório digno de premiação!

Faça reuniões com sua equipe por vídeo conferência / vídeo chamada

Você deve estar se perguntando: Como que a nossa equipe vai se comunicar em tempo real e resolver tudo o que está pendente na organização sem ter que sair de casa?

Calma! A internet está cheia de ferramentas que você consegue conversar por vídeo com várias pessoas ao mesmo tempo, totalmente gratuito. Listamos abaixo algumas opções que vão ajudar você!

 

  • Whereby

Você deve conhecer este site de vídeo conferência, pois nós usamos ele para fazer o treinamento com a sua equipe logo após vocês adquirirem o Bússola. Para usar o Whereby, você precisa fazer login, escolher o plano gratuito (free) e realizar vídeo chamadas com até 4 pessoas da sua equipe ao mesmo tempo. A vídeo chamada não tem tempo limite de duração. Você pode acessar o Whereby clicando aqui.

 

  • Google Hangouts

O Google Hangouts é uma ótima opção para você fazer vídeo chamadas. Geralmente os celulares já vem com o aplicativo Hangouts instalado, mas você também pode acessar pela internet clicando aqui. Você consegue criar grupos através do e-mail @gmail.com da sua equipe e então realizar uma chamada com até 10 pessoas.

 

  • Skype

O Skype também pode te ajudar com vídeo chamadas para fazer reuniões com a sua equipe durante o home office. Acessando o site web.skype.com você faz login com a sua conta @hotmail ou @outlook e conversa com a sua equipe de forma rápida e prática. Para participar, o seu computador precisa, obrigatoriamente, ter uma webcam ou você pode usar um notebook. Você consegue incluir até 10 pessoas na mesma transmissão.

 

  • Whatsapp (apenas no celular)

O Whatsapp também é uma ótima opção para você fazer vídeo chamadas com a sua equipe, mas a função só está disponível no celular. Você pode fazer chamadas pelo aplicativo com até 4 pessoas.