Em setembro de 2015, líderes de diversos países se reuniram na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A pauta era decidir sobre um plano de ação capaz de erradicar a pobreza, proteger o planeta e fomentar o caminho para a paz e a prosperidade entre os povos ao redor do mundo. O plano é composto pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 objetivos que a compõem.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem uma lista de tarefas ambiciosas, que apontam medidas ousadas e urgentes, a serem realizadas por todas as pessoas e cumpridas até 2030. Alcançadas essas metas, seríamos a primeira geração a exterminar a pobreza extrema e pouparíamos as gerações futuras de sofrerem os efeitos adversos das mudanças climáticas.

Mas, como isso pode ser feito cotidianamente? Qual o cenário atual e como podemos contribuir para que as metas sejam atingidas? 

Continue a leitura!

O Brasil e os ODS em 2021

Os ODS representam as prioridades globais para o cumprimento da Agenda 2030, que foi assinada por mais de 190 países. Assim, eles requerem ação em escala mundial de governos, empresas e sociedade civil, a fim de criar um ambiente de dignidade e oportunidade para todos, dentro dos limites do planeta. Nos ODS estão estipuladas 169 metas e 230 indicadores que permitem o monitoramento das ações tomadas.

De maneira geral, podemos identificar algumas áreas gerais de impacto dos 17 objetivos. São elas: pessoas (erradicação da pobreza e fome, promoção da dignidade e da igualdade), planeta (consumo e produção sustentáveis, combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais), prosperidade (realização pessoal, progresso econômico e social), paz (sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência) e parcerias (integração transversal, interconexão e mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis).

Segundo a rede brasileira do Pacto Global (uma iniciativa da ONU para alinhar as empresas às áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Corrupção), após análise do Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020, no contexto atual, o Brasil atingiria, até 2030, apenas o ODS 7 (Energias Renováveis e Acessíveis).

Isso, considerando que nada seja feito para acelerar o cumprimento das demais metas. Ainda segundo o Relatório, os objetivos que estão mais defasados por aqui são o 3 (Saúde de Qualidade), o 8 (Trabalho Digno e Crescimento Econômico), o 10 (Reduzir as Desigualdades) e o 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Como podemos agir para que os ODS sejam atingidos? 

Para o Pacto Global, a única solução é um esforço massivo e conjunto de países, empresas, instituições e cada pessoa que habita o planeta. Nesse sentido, o desenvolvimento de iniciativas de empreendedorismo social e terceiro setor focadas nos 17 ODS é fundamental para aumentar a pontuação brasileira nos indicadores. Portanto, é importante que as Organizações da Sociedade Civil conheçam os objetivos e criem projetos voltados às metas apresentadas.

O setor privado, por sua vez, como detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, tem um papel essencial nesse processo; além de influenciar e engajar os mais diversos públicos (governos, fornecedores, colaboradores e consumidores). Os ODS representam, portanto, uma oportunidade para que as empresas melhorem as ações e projetos estratégicos existentes e implementem novas ações, com vista a contribuir para as metas nacionais e mundiais.

Já no campo pessoal, medidas simples como usar menos papel, apagar as luzes ou reduzir o consumo de carne já são de grande ajuda quando pensamos a longo prazo. Optar pela bicicleta e pelo transporte público, assim como incentivar o comércio local também são atitudes valiosas. Nesse âmbito, a ONU desenvolveu o Guia do Preguiçoso para Salvar o Mundo (em inglês), que propõe uma série de ações cotidianas e que podem ser realizadas por qualquer pessoa.

A Bússola Social e a Agenda 2030

Aqui, levamos os ODS a sério, e pretendemos fazer a nossa parte para que o Brasil atinja os 17 objetivos até 2030. Como parceiros estratégicos do Movimento ODS de Santa Catarina, ajudamos instituições a otimizarem seus projetos e investimentos sociais por meio do sistema Bússola, que melhora a gestão, organiza indicadores (inclusive relacionando as ações do projeto aos ODS que ele ajuda a atingir) e conecta projetos aos investidores que vão fazê-lo acontecer.

No infográfico abaixo, você confere o quantitativo de projetos cadastrados no Bússola Social categorizados em cada um dos 17 ODS:

No total, 6.826 projetos cadastrados na rede Bússola, sinalizam a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tem projeto cadastrado no sistema e não vinculou com os ODS? Atualize o seu cadastro! Todas as informações são importantes para que possamos saber o quanto estamos avançando nessa jornada.

E se você atua em uma organização social ou com investimentos de responsabilidade social corporativa e ainda não faz parte da rede Bússola, solicite uma demonstração e conheça o nosso sistema. Além de todos os benefícios de automatizar processos de gestão de projetos e investimentos sociais, integrar a rede Bússola facilita a conexão de seu trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive com a possibilidade de mensurar os resultados.

Entre em contato para saber mais!