Nós da Bússola Social identificamos que as instituições estão realizando seus trabalhos à distância, conversando com as famílias por ligações, trocando mensagens no Whatsapp e recebendo muitas vezes algumas pessoas na porta da instituição e ajudando no que for possível. Por outro lado, sabemos que desta forma não é possível ter visão ampla da situação de todas as famílias atendidas, suas necessidades, problemas enfrentados e vivenciados diariamente.

Pensando nisso, criamos o Diagnóstico Familiar em Tempos de Isolamento Social, uma ferramenta para vencer o distanciamento e coletar informações importantes para o entendimento da situação, como por exemplo:

  • Emprego e Renda: Como estão as receitas das famílias que você atende? Todos estão empregados? A renda é suficiente para todos que vivem na casa? São autônomos? Perderam o emprego? Tiveram a jornada de trabalho reduzida?
  • Alimentação: Como está a alimentação? A família tem acesso à comida e aos alimentos? Está recebendo ajuda ou não? Quantas refeições fazem por dia?
  • Covid-19: A família tem alguém do grupo de risco em casa? Tem alguém próximo que está infectado pelo coronavírus? Ou alguém da família já esteve infectado?

A partir da coleta, o Diagnóstico Familiar trabalhará da seguinte forma: a instituição que tem uma conta no Bússola vai  enviar um link para um membro da família e ele, pelo próprio celular, responderá todas perguntas em até 7 minutos. A instituição pode enviar o link por onde achar melhor: whatsapp, redes sociais, SMS.

Quer aplicar este diagnóstico com as famílias que você atende?

Crie uma conta gratuitamente no Bússola!

 

Conforme as famílias vão respondendo essas perguntas, uma base de informações dentro do Bússola é alimentada exclusivamente para a instituição que gerou o link, e depois os gestores, educadores, assistentes sociais, psicólogas, conseguem verificar por meio de gráficos e relatórios qual é a situação de cada família: quais perderam o emprego, estão com baixa renda, estão com dificuldade de acesso à comida, têm pessoas em grupo de risco… Para ter controle de todas essas informações nós criamos os Indicadores, dentro do próprio Diagnóstico Familiar.

Existem alguns indicadores padrões, como: redução de renda, dificuldade de conseguir os alimentos, grupo de risco em casa; mas além desses, a instituição pode criar seus próprios indicadores, de forma simples e fácil, cruzando duas, três, quatro perguntas e gerar um indicador que interessa para a realidade dela.

Por exemplo: Sua instituição oferece formação profissional e geração de emprego e renda para 100 famílias e quer saber quantas delas têm pessoas desempregadas ou que reduziram sua jornada de trabalho. Para conseguir fazer alguma ação específica, você pode cruzar as perguntas “Alguém da sua família perdeu o emprego?”, “Alguém da sua família teve a jornada de trabalho reduzida?” e também “Alguém é autônomo e não está conseguindo trabalhar?”. Selecionando estas e outras informações que forem importantes para você, digamos que das 100 famílias cadastradas, 25 estão nessa situação. Você terá uma lista das 25 famílias e vai poder selecionar e ver o contato para poder ajudar essas famílias ou fazer algum trabalho social que as ajude.

O grande foco do Diagnóstico Familiar é ajudar a mapear a situação que se encontram as famílias em momento de isolamento social e fazer um planejamento, acompanhamento e realizar ações mais direcionadas, focadas e articuladas para estas famílias. Inclusive, é uma forma de convidar atores do terceiro setor, outras instituições sociais, órgãos públicos e empresas a colaborar com o desenvolvimento dessas famílias, agora que você já possui o diagnóstico em mãos.

A partir da próxima semana nós vamos lançar alguns vídeos que vão ajudar as instituições, já com os diagnósticos feitos, a analisar os dados e entender o que pode ser feito para ajudar essas famílias. Siga as nossas redes sociais e acompanhe as novidades do Diagnóstico Familiar!

Participe do lançamento do Diagnóstico Familiar em Tempos de Isolamento Social

No dia 20 de maio, às 16h, vamos realizar uma transmissão ao vivo pelo Youtube do Bússola Social para lançar o “Diagnóstico Familiar em Tempos de Isolamento Social“. Nesta live vamos mostrar como funciona a ferramenta e como ela vai te ajudar a reconhecer a realidade do seu público atendido.