Para quem atua no Terceiro Setor e testemunha de perto os impactos socioeconômicos da pandemia, principalmente na vida das pessoas mais vulneráveis, 2021 tem tudo para ser um ano tão desafiador quanto 2020.

Mas queremos te ajudar a enfrentar os desafios com esperança, motivação e informação. Confira as dicas de conteúdo que equipe Bússola listou para inspirar o seu início de ano:

 

Para inspirar: O Menino Que Descobriu o Vento

A esperança pode habitar em qualquer lugar. A atitude de uma única pessoa pode transformar a vida de uma comunidade inteira. É essa a lição que o filme O Menino Que Descobriu o Vento (2019), de Chiwetel Ejiofor, nos oferece.

Inspirado em eventos reais, o filme conta a história de William Kamkwamba, um menino de 13 anos que decidiu tentar fazer algo para mudar a realidade da sua comunidade no país africano Malawi, que ocupa a 171ª posição no ranking de desenvolvimento humano de acordo com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud).

O garoto, a partir de um livro que leu sobre energia eólica, se inspirou e resolveu criar uma espécie de cata-vento para tentar salvar a sua comunidade, que não tinha acesso à água encanada nem energia elétrica.

A partir de peças encontradas no lixo, como hélice de ventilador de trator, pedaços de cano e peças de bicicletas, ele criou a engenhoca que permitiu a captação de água do solo, o que interrompeu a seca da região. Sua persistência também gerou outro moinho, que permitia alimentar eletricamente lâmpadas e até carregar celulares.

O filme mostra que atitudes individuais podem fazer a diferença e inspirar. Mas também mostra como os livros e o acesso à educação abrem as portas para um futuro melhor.

Disponível na Netflix.

🔗 https://www.netflix.com/br/title/80200047

 

Para ter esperança: Livro Dignidade

Relatos emocionantes e histórias inspiradoras. É possível resumir desta maneira o livro Dignidade, publicado em 2012.

O livro é escrito por nove autores de diferentes nacionalidades, que foram convidados pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) para vivenciar de perto o trabalho humanitário em alguns dos locais mais pobres do mundo.

Durante a leitura, é possível se deparar com o que há de pior na humanidade, com situações de crueldade, de violência e de egoísmo. É difícil, por vezes, digerir a dor do outro e ver como as pessoas são tratadas de maneira tão desumana.

Ao mesmo tempo, o livro também mostra que é possível ter esperança, que há bondade no mundo e o ser humano tem a capacidade de ser melhor. O trabalho social tem um poder de transformação enorme, como fica evidenciado nas páginas de Dignidade.

É diante de histórias como as presentes neste livro é que seguimos confiantes no nosso propósito de ajudar quem ajuda.

Dignidade está disponível para compra nas livrarias e melhores sites de varejo.

Fica como dica para nos inspirar e motivar diante dos novos desafios do ano que se inicia!

 

Para se informar e se entreter: canais de conteúdo para quem atua no Terceiro Setor

 

#1 Observatório do Terceiro Setor

Trata-se de uma agência de conteúdo multimídia focada nas temáticas sociais e nos direitos humanos. Eles produzem conteúdo no site, no canal do Youtube, além do podcast “Brasil Cidadão”, disponível no Spotify.

🔗 https://observatorio3setor.org.br/

🔗 https://open.spotify.com/show/7eTnnG6Spgs6hDxNUgQUeZ

🔗 https://www.youtube.com/user/observatorio3setor/videos

 

#2 Escola Aberta do Terceiro Setor

Nossos parceiros da Escola Aberta oferecem este podcast, disponível no Spotify, como uma ferramenta adicional na capacitação profissional dos agentes do Terceiro Setor. Em cada edição, é discutido um tema de relevância para a área com um convidado especialista e professores voluntários da Escola Aberta. 

🔗 https://open.spotify.com/show/2AOlOBTSMYpBBJfDf3KkBa

 

#3  Bússola Cast

Promovido pela Bússola Social, o podcast traz novos convidados em cada edição para discutir temas relevantes para o Terceiro Setor, como motivação no trabalho a distância, assistência social, gestão e inovação para ONGs. O intuito do nosso podcast é ajudar e informar tanto os investidores quanto as organizações sociais. Ele está disponível no YouTube e no Spotify. 

🔗 https://www.youtube.com/playlist?list=PLr31JDPl4HpXbvMZh0qMYE9eUFPu1ocyx

🔗 https://open.spotify.com/show/0h2MCz8m4PBEQmJkGEErTW

 

Gostou das dicas? Então compartilhe com quem também pode se beneficiar desses conteúdos!

Um bom 2021 para você e seus projetos!