Com as melhorias implementadas pela equipe de desenvolvimento da Bússola Social, ficou mais fácil acompanhar as informações importantes, com mais de 100 novos gráficos disponíveis

 

A equipe de desenvolvimento da Bússola Social implementou uma série de melhorias no sistema para turbinar o painel de gestão dos investidores sociais. A atualização permite acompanhar integralmente cada fase dos processos de seleção, monitoramento e prestação de contas dos projetos apoiados. São mais de 100 gráficos disponíveis em quatro eixos de trabalho:

 

  • Processo de divulgação de editais e acompanhamento das inscrições
  • Seleção de projetos sociais
  • Monitoramento das iniciativas apoiadas
  • Consolidação dos investimentos realizados

Além de gerar mais informações e indicadores, o sistema foi desenvolvido pensando na qualidade do design e da informação gerada. Dessa maneira, quando você precisar apresentar resultados de investimentos sociais para seus gestores ou mantenedores, basta abrir o sistema e mostrar tudo. O objetivo foi eliminar de vez a necessidade de confecção de apresentações de slides que tomam bastante tempo das equipes nas organizações.

Continue lendo para entender melhor como as melhorias no sistema potencializam cada eixo de trabalho da gestão de investimentos sociais!

 

#1 Inteligência de dados para acompanhamento das inscrições nos editais abertos

Agora é possível ter acesso direto aos dados das Organizações e projetos sociais inscritos (ou que começaram a preencher o formulário de inscrição) antes mesmo de o processo seletivo acabar. Essa inteligência de dados, com indicadores sociodemográficos, te dá informações necessárias para avaliar se a divulgação do processo seletivo está sendo eficiente. Se sua organização deseja investir mais no Norte do Brasil, mas está recebendo poucos candidatos dessa região, precisa direcionar melhor a comunicação. Nesta fase, sua equipe também poderá saber o custo médio dos projetos inscritos, podendo já no início analisar orçamentos – se são executáveis ou não.

 

#2 Inteligência de dados para seleção dos projetos inscritos

Nesse segundo eixo, o novo painel de gestão dos investidores sociais no sistema Bússola permite decidir com mais eficiência e agilidade os projetos apoiados, bem como prestar contas do resultado do processo seletivo para gestores e conselheiros. Você tem acesso a indicadores como relação selecionados/inscritos; reprovados por etapa do processo seletivo e motivos de reprovação; dados sociodemográficos dos projetos, orçamento médio dos projetos selecionados, orçamentos individuais de cada iniciativa etc.

O objetivo nessa etapa foi aplicar inteligência de dados que permita entender com rapidez e segurança como foi toda a seleção e como chegou-se ao resultado final dos aprovados.

 

#3 Inteligência de dados para monitorar os projetos aprovados

As melhorias implementadas nesse eixo foram pensadas para facilitar o acompanhamento dos recursos investidos nos projetos sociais, colocando um número maior de indicadores atualizados em tempo real na mão do investidor. Planos de ação, orçamentos previstos x realizados, valor global, custo de cada projeto assistido e suas ações – realizadas, atrasadas, canceladas, futuras etc.

Além dos dados do público atendido pelas iniciativas apoiadas, como quantidade de pessoas, faixa etária, geolocalização, índice de vulnerabilidade social e uma série de outros dados demográficos completos e atualizados.

Como as ONGs têm acesso ao sistema para inserir evidências do trabalho realizado, o investidor social também consegue acessar relatórios com imagens, depoimentos e informações detalhadas das iniciativas em que aporta recursos.

 

#4 Inteligência de dados para avaliar a consolidação dos investimentos realizados

Se você apoia mais de um projeto social e/ou mais tem parceria com múltiplas organizações, as melhorias implementadas no sistema te dão uma visão geral mais completa dos resultados consolidados desses investimentos.

A inteligência de dados do sistema Bússola foi turbinada para reunir, também, mais indicadores gerais, permitindo uma visão macro do investimento realizado pela sua empresa, fundação, instituto ou órgão público.

O gestor público de uma prefeitura que tem convênio com diferentes organizações sociais por meio de diferentes secretarias municipais, por exemplo, poderá visualizar o resultado geral da soma repassada: quanto foi gasto, quanto ainda não foi realizado do orçamento, número de pessoas atendidas e dados gerais dessa população no município (idade, renda, raça, gênero, escolaridade…).

 

Futuro: histórico de sucessos e erros para seleções mais assertivas

Tudo isso foi pensado com vistas lá na frente! É fato que poder analisar e visualizar graficamente cada etapa dos investimentos sociais facilita a gestão do recurso investido, a tomada de decisão e a prestação de contas para todas as partes interessadas.

Mas a ideia é ir além. Essa inteligência e gestão de dados foi pensada para potencializar ainda mais os resultados dos seus investimentos sociais lá no futuro. Isso porque conforme você for usando e alimentando o sistema, vai gerar indicadores e registros sobre o que deu certo, o que não deu, em que tipo de parceiros e iniciativas o recurso aplicado foi mais bem aproveitado. Com isso, na hora de publicar o próximo edital, já terá memória de dados suficiente para saber o que deu mais certo e o que deu errado.

Daí basta comparar os indicadores antigos com os dos novos projetos participantes e avaliar, de maneira a decidir com assertividade as novas iniciativas em que pretende investir. E até saber o que cobrar e o que observar mais de perto após a seleção.

 

Rede Bússola

Todas essas melhorias estão disponíveis para os investidores sociais que utilizam o sistema Bússola. Se você integra essa rede e tiver quaisquer dúvidas sobre as novas ferramentas que foram turbinadas no painel de gestão, pode entrar em contato com o time de atendimento que está à disposição para ajudar a fazer da sua experiência com o sistema um sucesso.

Agora se você ainda não integra a rede Bússola, mas quer nos conhecer melhor e avaliar se somos uma boa parceira para sua organização, clique aqui para escolher um dia e um horário para conversar conosco. Vamos fazer uma chamada de vídeo e mostrar na tela como o sistema Bússola funciona e como ajudamos a potencializar os resultados de projetos e investimentos sociais por meio de ferramentas de gestão e inteligência de dados.

Se preferir, você pode entrar em contato pelo contato@bussolasocial.com.br