Se você integra uma ONG e gostaria de saber como monitorar seus projetos, captar recursos e prestar contas das atividades realizadas de maneira simplificada e confiável, esse artigo é para você!

Quem trabalha com gestão de ONGs sabe bem quantas tarefas estão envolvidas no dia a dia de uma: administrar dinheiro e pessoas, coordenar grupos, dirigir projetos e, basicamente, cuidar do desenvolvimento de uma instituição que não tem como objetivo o lucro, mas gerar impacto social com recursos de empresas e repasses do governo.

Essa rotina movimentada acaba gerando obstáculos no gerenciamento, especialmente quando as informações não estão centralizadas. Por exemplo, veja se você consegue responder às seguintes perguntas agora, com facilidade:

  • Quantos atendimentos foram realizados no último mês e quem da equipe os realizou?
  • Qual o perfil socioeconômico dos atendidos de cada projeto da sua ONG?
  • Onde é possível otimizar os recursos e o tempo de cada equipe?
  • Todos os relatórios estão atualizados? 
  • Que impactos sociais a sua ONG já gerou este ano?
  • Quanto de investimento você precisará para manter a organização funcionando no ano que vem?

Não consegue responder? Então está na hora de conhecer o sistema Bússola! Clique aqui para agendar uma demonstração do sistema.

O papel principal da gestão de uma ONG é garantir que haja mais eficiência no uso de recursos para, assim, qualificar suas ações sociais. Dessa maneira, é fundamental que as organizações tenham estratégias gerenciais que garantam sua sustentabilidade. Isto significa estabelecer sistemas que permitam que a rotina não se resuma em “apagar incêndios”, mas em desenvolver projetos tecnicamente planejados e estruturados.

Como é possível, então, captar recursos e prestar contas de maneira transparente e sem desgaste da equipe? 

Na nossa plataforma, a captação de recursos é feita por meio de editais publicados pelos próprios investidores sociais. Assim, a ONG que utiliza o Bússola pode encontrar oportunidades, se inscrever e concorrer a esses financiamentos. Além disso, o sistema permite que a organização dê transparência às suas ações, gerando relatórios de prestação de contas de maneira automática e com indicadores consolidados.

Pelo Bússola, a sua ONG consegue, ainda:

  • Fazer controle de atendidos e atendimentos (visitas, benefícios e encaminhamento);
  • Monitorar a execução do projeto (plano de ação, matriz de avaliação, agenda etc.);
  • Promover o controle pedagógico dos atendimentos (gerenciar atividades, grupos e histórico de frequência).

Gostaria de saber mais sobre Transparência Social e Prestação de Contas? Esse é o tema da nossa próxima capacitação gratuita em gestão para lideranças em ONGs, que ocorre no dia 16/09 para as já cadastradas no sistema.

Mas se você ainda não faz parte do universo Bússola, pode assistir ao último treinamento completo, ministrado pela Escola Aberta do Terceiro Setor, simplesmente clicando aqui.

Para conhecer melhor a nossa plataforma, agende uma demonstração. Vamos te mostrar passo a passo como o sistema Bússola te ajuda a identificar, organizar, monitorar e promover os impactos sociais da sua ONG.