ONG Caraíva Viva implementou aparelhos, doados pela “Magalu”, para potencializar a gestão dos projetos sociais no sistema Bússola

Uma doação da Magazine Luíza potencializou a maneira como a ONG Caraíva Viva utiliza o sistema Bússola. Com os 152 tablets recebidos pela companhia, os educadores sociais ganharam agilidade e autonomia para inserir os dados de suas aulas em tempo real. Além de facilitar a coordenação pedagógica, para os gestores da Caraíva Viva isso significa ainda mais consistência de dados para monitoramento, avaliação e prestação de contas dos projetos realizados, conforme explica a coordenadora geral, Carolina Mamede.

“Eles [os educadores] já estavam tentando fazer o acompanhamento pelo sistema Bússola e, neste ano, estamos entrando com força total, abastecendo a rede com as nossas informações. Os professores fazem toda a parte de frequência, relatórios, registro fotográfico dentro do Bússola. É uma facilidade ter o tablet, porque está sempre com eles nas aulas. E é muito bacana o serviço de chat com a equipe Bússola, porque quando surge alguma dúvida, já conseguimos solucionar na hora”, compartilha.

Os equipamentos também serão aproveitados pelos alunos atendidos nas oficinas de arte, educação, cultura e sustentabilidade oferecidas pela Caraíva Viva. Para se ter uma ideia da importância dessa tecnologia para eles, é preciso contar que a ONG fica em Caraíva, o vilarejo mais antigo do Brasil, localizado no sul da Bahia, ecologicamente preservado e Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO.

Desde a sua fundação, por seu isolamento geográfico, o vilarejo teve de encontrar maneiras de atender suas necessidades básicas sem contar com subvenções do exterior. Essa situação gerou um lugar milagrosamente preservado, mas também carente dos serviços essenciais. Nesse contexto, mesmo sem sinal de telefonia e com algumas dificuldades de acesso, a ONG Caraíva Viva atende 150 crianças e adolescentes com o objetivo de proporcionar melhores oportunidades e qualidade de vida para os jovens do vilarejo.

A parceria com a rede Bússola veio em 2019, quando a ONG implementou o sistema Bússola para potencializar a gestão das atividades que realizam. Carolina Mamede conta que ter todos os processos desenvolvidos online ainda é um desafio. Porém, neste ano, um dos objetivos da Caraíva Viva é estar cada vez mais presentes no meio virtual, sistematizando e automatizando as informações e processos — e a doação dos tablets representa um grande reforço nisso.

Você atua em organizações da sociedade civil ou está ligado a programas de investimento social e ainda não faz parte da rede Bússola? Clique aqui e escolha uma data e horário para conversar com a gente e entender podemos ajudar a potencializar o seu trabalho!