As organizações sociais estão sendo afetadas pela pandemia e o isolamento social e muitas tiveram que cancelar ou readequar os projetos e as atividades que oferecem aos atendidos. Mas quando a pandemia passar, estaremos prontos para retomar as atividades de maneira plena?

Quando todos voltarem a ter suas rotinas, encontraremos uma sociedade diferente, com novos hábitos, precauções e ainda tomando certos cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus. As organizações também sentirão na pele essas mudanças, com os cuidados com a saúde da equipe e dos atendidos. E os projetos e as atividades que você realizava? Como ficarão os novos projetos? O que vai mudar?

Pensando nestas questões, preparamos algumas dicas de como oferecer um conteúdo mais dinâmico aos seus atendidos, que prenda a atenção deles e facilite o aprendizado. Confira!

  • REAVALIE

Antes de criar novas atividades, você precisa entender como estão os alunos, fazendo um diagnóstico do aprendizado dos seus atendidos durante os últimos meses e anotando pontos importantes para debater com a equipe pedagógica. Feito isso, promova ações para minimizar as dificuldades deles de acesso ao conhecimento no isolamento.

Durante esta recuperação e na aplicação de novas atividades, acompanhe o aprendizado do atendido. Se ele tiver problemas com leitura, busque conteúdos que o interessam e ofereça a ele como sugestão. Se o problema for tocar algum instrumento musical, será que não vale a pena ensinar algumas coisas básicas que ele até já estudou, mas pode ter esquecido? 

  • PROMOVA JOGOS DE INTERAÇÃO

Você também pode realizar gincanas para fixar o conteúdo e trabalhar a memória dos seus atendidos. Promova um jogo da memória sobre os conteúdos aplicados antes e durante o isolamento, analise como cada um se comporta diante dos jogos. A interação entre os atendidos é importante, pois eles podem ajudar uns aos outros, mas sempre contando com a sua presença nas atividades para tirar dúvidas e também facilitar a absorção de conteúdo.

Inicialmente trabalhe com turmas pequenas para que os educadores tenham mais facilidade em ajudar os atendidos e também personalizar soluções para cada caso. O contato frequente com as assistentes sociais e com a família ajuda na resolução do problema e a ter novas ideias.

  • O Bússola te ajuda a organizar as atividades que você pretende realizar na sua organização e você tem a opção de dar presença aos atendidos, lançar notas e fazer anotações sobre o desenvolvimento de cada um na atividade. Se quiser entender melhor como isso funciona, agende uma conversa com um de nossos especialistas.
  • NIVELE O CONHECIMENTO

Notou que os atendidos apresentam níveis diferentes de aprendizado? Que tal separá-los por turma e dar a atenção necessária para cada um, sem apresentar conteúdos difíceis para uns e também fáceis para outros. Assim você trabalha em equilíbrio com as ferramentas e conteúdos que você pode oferecer de acordo com o aprendizado deles.

  • AUTOMATIZE SUA ORGANIZAÇÃO

Utilize ferramentas digitais para ajudar você a criar grupos/turmas. No Bússola Social basta cadastrar todos os atendidos, inseri-los nos grupos e vinculá-los às atividades, desta forma você controla os atendidos por níveis de aprendizado e acompanha cada turma separadamente. Percebeu como o Bússola pode te ajudar nas atividades da sua organização? Com este isolamento, automatizar as informações em ferramentas online e tornar os dados acessíveis para toda a equipe da organização facilita o trabalho remoto, sem precisar folhear cadernos e livros a todo o momento. Agora, mais do que nunca, é preciso se engajar, ser determinado para fazer diferente e ver a diferença acontecer. O Bússola é uma ferramenta completa de gestão pronta para te ajudar!

Agende uma demonstração!