Durante o período de isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, o trabalho de educação e assistência social ficou, ao mesmo tempo, mais importante e mais desafiador, por conta do fator da distância. 

Para a coordenação pedagógica e equipe de gestão das Organizações Sociais, também aumentou o desafio: como manter suas equipes de educadores sociais motivados a distância, com todas as barreiras que ela impõe para o acesso à atividade pedagógica?

Na meta de ajudar quem ajuda, o blog Bússola conversou com o cientista social, educador e empreendedor social Guilherme Cechelero, que listou um tripé de ações capazes de facilitar esse processo todo.

Confira abaixo! 

1) Relembrar o projeto político-pedagógico

Toda instituição deve ter seu projeto político-pedagógico, que irá nortear os projetos sociais adotados pela organização. Educadores e educadoras devem ser alimentados com o conteúdo desse projeto político-pedagógico com frequência, para que eles entendam suas funções, como proteger vidas, trabalhar o desenvolvimento da criança e do adolescente. 

Esse material, que também conta com os princípios e valores éticos da instituição, deve ser revisado a cada três meses, como uma maneira de manutenção do educador e da educadora, para ficar entendido quais são seus objetivos. Ter esse momento de reunião, ainda que virtual, com a equipe para relembrar o que os rege neste trabalho é o primeiro passo para manter o educador e a educadora motivados. 

2) Alimentar o educador social com sonhos

Um bom educador é aquele que sonha um mundo melhor, especialmente em um mundo onde há tanta intolerância, violência e falta de empatia. Por isso, a instituição precisa alimentar o educador e a educadora de sonhos. É preciso de doses e mais doses de poesia, de romance, de parábolas, de reflexões, de referências de personalidades influentes e que trouxeram um olhar mais humano e positivo para o mundo, como Nelson Mandela, Gandhi, Paulo Freire, Dalai Lama, Madre Teresa, entre outros. 

Segundo Guilherme, são essas coisas que irão alimentar a alma dos educadores e farão com que ele ou ela consiga trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade. O educador e a educadora precisam humanizar e, para isso, é necessário que estejam humanizados em primeiro lugar. 

Isto pode ser alcançado através de encontros, mesmo que virtuais, coletivos ou individuais com os educadores. A instituição pode oferecer palestras, filmes, debates, testemunhos de vida. É assim que se alimenta e retroalimenta a alma dos educadores. 

3) Alimentar o educador social com técnicas

A instituição precisa ter um planejamento técnico de como melhorar seus educadores. Mantê-los em constante desenvolvimento é uma forma não apenas de melhorar a qualidade dos atendimentos, mas também de se sentirem motivados para executar o trabalho. 

Um bom educador é um bom pesquisador. Ele pode e deve ir atrás de conhecimento. Contudo, a organização social também precisa subsidiar a ele condições para que tenha acesso à qualificação. 

 

Ações em prática

A teoria, no entanto, não basta. O educador e a educadora precisam colocá-la em prática. Esta prática, inclusive, se enriquece ainda mais com a humanização e os valores da instituição. Essas ações se convergem e precisam estar alinhadas para que o tripé surta efeito e tenhamos educadores e educadoras preparados e motivados para entregarem um trabalho de excelência. 

Vale lembrar que o sistema Bússola também auxilia a equipe de educadores, assistentes sociais e a coordenação pedagógica durante a pandemia (e fora dela também).

Se a organização social tiver uma rede de projetos com educadores espalhados por todo o país, ou tenham apenas migrado para o atendimento à distância, de suas casas, durante a pandemia, não há problema. 

O Bússola oferece um sistema em que todos os registros das aulas ficam centralizados online, o que facilita a coordenação pedagógica e a gestão de maneira geral de toda a equipe de trabalho, sendo possível acompanhar as atividades, o registro de frequência de alunos etc. 

 

Quer melhorar a qualidade de vida da sua equipe de educadores e também os resultados dos seu papel social? Conheça o sistema Bússola!

Clique aqui para agendar uma demonstração, gratuita e sem compromisso. Basta escolher uma data no calendário.