Gerir uma organização social não é uma tarefa fácil. Esse assunto é recorrente aqui no blog, porque conhecemos as dificuldades do Terceiro Setor. No dia a dia das ONGs são comuns os desafios para captar recursos, gerir pessoas, executar e monitorar os resultados dos projetos sociais, além de prestar contas aos investidores.

Essa difícil realidade foi intensificada com a pandemia do novo Coronavírus que, segundo estudo realizado com mais de 1.700 organizações sociais, resultou em dados preocupantes: uma a cada cinco ONGs, fundações ou coletivos estão sem fundos para tocar suas ações até o final do ano.

O mesmo levantamento mostra que 87% teve todas ou parte das atividades interrompidas durante a crise. Gestores sociais sinalizam que o isolamento impossibilitou a realização de eventos, bingos e almoços beneficentes, o que dificulta a arrecadação no final do mês.

Nesse contexto, ficou ainda mais valiosa a capacidade de conexão, via Internet, entre organizações e investidores sociais. Esse contato online é uma das facilidades disponíveis para ONGs que estão inseridas no sistema Bússola.

Nossa plataforma de gestão de projetos e investimentos sociais conecta ONGs a empresas e institutos que desejam financiar ações de responsabilidade social. 

Também permite uma gestão mais eficiente e transparente dos projetos executados pela ONG, com relatórios assertivos – criados a partir de big data – e o suporte competente e gentil de equipe especializada de consultores.

Se você ainda não conhece o Bússola, saiba que estas são apenas algumas das muitas ferramentas que facilitam o dia a dia de ONGs em todo o Brasil que migraram a gestão para o nosso sistema.

 

Quer entender mais? Confira então 3 bons motivos para migrar sua gestão social para o sistema Bússola!

 

1- Você vai ganhar tempo com a automação de processos e organização de arquivos

Com o sistema Bússola, gestores sociais conseguem gerir suas organizações e executar projetos de forma mais tranquila e com automação de vários processos. É possível fazer o cadastro das pessoas atendidas na comunidade ou região, controle de fichas de atendimentos, monitoramento dos indicadores do projeto e acompanhamento de plano de ação, entre outros exemplos, diretamente na plataforma. Um resultado importante é a redução de papelada e tempo gasto com a organização de arquivos, já que todas as fichas e formulários constam no sistema.

 

2 – Vai ficar mais fácil para a ONG captar recursos

É comum que organizações sociais enfrentem dificuldades para captação de recurso nas esferas pública e privada. Investidores sociais publicam, no sistema Bússola, editais para financiamentos nas mais variadas áreas. Com isso, os gestores de ONGs recebem as notificações e podem se inscrever dentro da plataforma.

O sistema Bússola gera relatórios em tempo real com indicadores consolidados de orçamento, plano de ações, atendimentos, entre outros tópicos que você precise monitorar. Assim, gestores sociais têm acesso a relatórios de prestação de contas de maneira automática, o que aumenta ainda mais a transparências das ações, facilitando a prestação de contas para seus investidores e comunidade. Por consequência, você consegue demonstrar mais credibilidade e resultados na hora de buscar novos recursos.

 

Veja também: Como captar recursos e prestar contas com transparência e facilidade

 

3- Sua equipe ficará atualizada e motivada, com acesso a capacitações e treinamentos constantes

A Bússola Social oferece capacitações e treinamentos para os gestores sociais sanarem dúvidas, entenderem melhor o sistema e potencializarem os resultados de seus projetos sociais. As capacitações são gratuitas para nossos clientes e incluem temas como captação de parceiros, comunicação, gestão de pessoas, participação em editais, gestão de voluntariado e planejamento estratégico. Todo esse conteúdo fica salvo na Academia Bússola, um canal com vídeo-aulas exclusivas para clientes Bússola no YouTube .

Veja também: Bússola Social oferece capacitação gratuita em gestão para lideranças de ONGs

 

Além das capacitações para nossos clientes, a equipe Bússola produz outros conteúdos relevantes para os gestores de organizações e investidores sociais. O BússolaCAST, por exemplo, é um programa de áudio sob demanda e aberto ao público que já conta com 27 edições. Aborda temas de apoio e saberes complementares para o Terceiro Setor, além de mostrar exemplos de casos de sucesso no segmento. Nos últimos episódios, falamos de investimento público em políticas para crianças e adolescentes, gestão de projetos e impacto social, combate ao trabalho infantil no Brasil, articulação e mobilização comunitária, entre outros. 

 

Quer qualificar as ações da sua organização?

Clique aqui e agende demonstração gratuita e sem compromisso. O sistema Bússola foi criado para ajudar quem ajuda. Está à disposição para atender investidores sociais e organizações que, assim como a gente, sonham e trabalham para deixar o mundo melhor.