APAE de Santa Maria de Jetibá (ES) decidiu implementar o sistema Bússola em 2021. O objetivo era ganhar tempo no tratamento das informações de seus 357 atendidos.
Antes de o sistema ser implementado, todo o trabalho das equipes era escrito à mão, direto no papel, e separado em pastas físicas. No Centro de Atendimento à Saúde (CAS), por exemplo, o registro das consultas era feito em relatórios individuais. E a equipe técnica realizava as intervenções apenas em prontuário físico do usuário e sua família.
Com o sistema Bússola, a Apae de Santa Maria de Jetibá viu diminuir o trabalho manual, reduziu consideravelmente o consumo de papel e modernizou seus processos de acompanhamento e gestão. Ficou mais fácil levantar e acessar dados a respeito do perfil socioeconômico dos atendidos, da sua participação em atividades, atendimentos e encaminhamento recebidos.
Segundo a gestora da Apae de Santa Maria de Jetibá, Lúzia Domingas Fiorotti, ter clareza das informações facilitou a gestão dos projetos e a prestação de contas para os financiadores.
“O Bússola nos auxiliou bastante no acompanhamento dos projetos. Tornou o acompanhamento pela instituição e pelo financiador em tempo real, podendo ser avaliados tanto quantitativamente quanto qualitativamente.”
Lúzia Domingas Fiorotti – Gestora da Apae de Santa Maria de Jetibá
Além de deixar o trabalho de gestão mais preciso e organizado, Luzia percebeu outra mudança importante que o sistema trouxe: mais facilidade para apresentar projetos em andamento e captar recursos de emendas parlamentares. Com a Bússola, ela passou a ter dados precisos e segurança para mostrar o resultado do seu trabalho. Assim, mais pessoas sentiram confiança para apoiar os projetos!
Essa experiência foi tão bem-sucedida que chamou a atenção da Federação das APAES do Espírito Santo (Feapaes/ES), que viu uma oportunidade de fortalecer a gestão da sua rede estadual. Assim, em 2022 a Feapaes/ES implementou o sistema Bússola e hoje conta com o acesso ágil a dados gerados pelas 41 Apaes do Espírito Santo.
Bacana essa história, né?
Leia a entrevista com Daniele Inácio da Silva, a Secretária executiva da Feapaes/ES no link a seguir: Apaes do Espírito Santo ganham eficiência na captação de recursos com dados no Bússola.