Com o intuito de compartilhar conhecimento e melhorar o desempenho de seus clientes, a Bússola Social oferece, a partir desta quarta-feira (19), uma série de capacitações gratuitas focadas em gestão, exclusiva para ONGs cadastradas no sistema.

Segundo Áureo Giunco Junior, um dos sócios-fundadores da Bússola Social e idealizador da iniciativa, a concepção desta série de cursos tem como propósito contribuir com a superação de obstáculos vivenciados por seus clientes, incluindo metodologias de prestação de contas, operacionalização, gestão, planejamento para o segundo semestre, entre outros.

“Entendemos que a Bússola pode ir para além do sistema, ajudando o cliente a se organizar, planejar, sair do status atual e, em meio à pandemia, começar a construir um projeto de transformação para que a instituição saia fortalecida da crise”, comenta o Áureo.

A Bússola Social já realiza treinamentos com seus clientes para otimizar a gestão dos projetos sociais, bem como o aproveitamento das ferramentas do sistema. De acordo com Áureo, as ONGs inscritas no Bússola construíram um plano de ação para o segundo semestre de 2020 a partir de análise da situação de cada organização, seus parceiros e atendidos. Os planos estão no sistema e sob monitoramento. Contudo, o projeto de capacitação é inédito e será um complemento para impulsionar ainda mais os projetos do terceiro setor.

“Vamos nos reunir, uma vez por mês, para trazer conhecimento, seja ele oferecido pela Bússola, por algum parceiro ou organização. A partir disso vamos debater, conversar e refletir sobre o assunto abordado e como cada organização poderá levar para a sua prática”, detalha o idealizador.

Programação

O primeiro curso, que acontece na quarta-feira (19), será conduzido pela Escola Aberta do Terceiro Setor, em que serão abordados temas de gestão em geral, incluindo questões referentes à área pedagógica, marco regulatório e parceria com prefeituras, prestação de contas para parceiros, patrocinadores e prefeitura, pacote Office, atendimento remoto, captação de recursos e Scrum. O treinamento será das 14h às 15h30.

Em setembro, está programado, para o dia 16, o treinamento em Transparência Social e Prestação de Contas, que trará detalhes do que sua organização precisa divulgar, como fazer a divulgação, como se adequar às normas, marco regulatório e outras leis. 

Por fim, em outubro, no dia 14, acontece a especialização Elaboração e Planejamento de Projetos. Nela, será priorizado o planejamento de estratégias para 2021.

Outros eixos de conteúdo já planejados para as capacitações seguintes, mas ainda com data a definir, são:

  • Voluntariado
  • Participação em editais
  • Uso do sistema Bússola
  • Gestão financeira
  • Gestão de pessoas
  • Comunicação
  • Captação de parceiros
  • Doadores

Para poder participar dos treinamentos, é preciso ser cliente Bússola e preencher este formulário. Ao fazê-lo, você será adicionado a um grupo para receber comunicados sobre todas as capacitações, incluindo o link para assistir o primeiro curso, na próxima quarta-feira, que será transmitido via Google Meet.

Aproveite essa oportunidade de aprendizado para a gestão dos seus projetos sociais, potencializando ainda mais seus impactos positivos. Participe!

Fique por dentro

Quer ficar por dentro de todas as iniciativas da Bússola Social? Acompanhe-nos pelo blog e nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube

Siga nossos canais de comunicação para não perder nenhum conteúdo e acompanhar as ações conduzidas pela Bússola e seus parceiros, ONGs e investidores sociais, em prol do terceiro setor. 

Ouça também o podcast BússolaCAST no Spotify!