Diretora destaca a importância de ter dados em tempo real para planejamento e controle de ações.
“O Bússola é a realização de um sonho”. É assim que a Irmã Silvia Aparecida da Silva, diretora executiva da Rede Salesiana Brasil, descreve o sistema.
Reconhecido pela educação de qualidade, o grupo passou, em 2015, a congregar suas obras sociais, que, antes, eram realizadas de forma independente. Surgiu então a Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RBS-Social).
O grande foco do trabalho da RBS-Social é oferecer desenvolvimento integral, cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade, de exclusão e de violência.
“Sabemos que se faz muita coisa em favor do bem, que as nossas unidades sempre trabalharam com garra, carisma, entusiasmo. Esse bem, entretanto, não era possível de medir”, detalha a diretora executiva.
“Monitorar projetos, dar conta de documentos para prestação de contas, trabalhar com a família, a criança, ter dados informativos, tudo isso demanda muito trabalho para alguém que está no dia a dia na rotina de uma unidade social”, destaca. A sistematização permitida pelo Bússola, completa Irmã Silvia, veio preencher essa lacuna. “Houve uma grande alavancada no nosso processo”, resume.
Hoje, todas as 104 unidades sociais da Rede utilizam o sistema da Bússola. Isso representa, de acordo com a diretora executiva, mais profissionalização, mais acompanhamento. “Trabalhávamos com planilha, com Word. Não era possível ter dados de todas as unidades ao mesmo tempo. Quando recebia de uma unidade, a que tinha enviado no dia anterior, por exemplo, já poderia ter novas matrículas. Assim, um censo das mais de 100 unidades era impossível”, relata Irmã Silvia.
O uso do sistema, portanto, ocorre em duas frentes: tanto na gestão das próprias unidades da Rede quanto na gestão da RBS-Social. Na RBS-Social, permite o acompanhamento das ações nas unidades e é importante ferramenta para o planejamento e tomada de decisão.
Irmã Silvia dá um exemplo: um projeto de educomunicação, desenvolvido em 2021 e 2022, entra em nova fase agora em 2023. Esta nova ação foi estruturada levando em conta dados disponíveis pelo Bússola, que demonstram o número de educandos com defasagem escolar.
Os índices chegaram a mais de 80%, indicando para a equipe e para os sócios da Rede Salesiana a importância da sequência do projeto e os caminhos necessários para o desenvolvimento. “Antes da sistematização dos dados, a definição de ações era muito difícil. Hoje, eles são consistentes e em tempo real”, analisa.
“Com o Bússola, temos dados concretos que nos possibilitam planejar e verificar os pontos que necessitam de mais investimentos. É ver o que estamos fazendo e o que temos que fazer”. Irmã Silvia Aparecida da Silva - Diretora executiva da Rede Salesiana Brasil
A utilização do sistema é tão importante para a Rede, revela Irmã Silvia, que há esforços na formação constante dos colaboradores para seu uso. São três formadores internos que realizam as atividades.
Isso porque as diferenças não são sentidas apenas na visão geral da Rede, mas nas atividades das unidades. Irmã Silvia ilustra um caso em que isso ocorre: “Conseguimos ter o registro de presença da criança na instituição atualizada. Antes, era possível que a assistente social levasse quatro dias, até uma semana, para saber que a criança matriculada não estava participando. Hoje não. O educador faz a chamada, no segundo dia o gestor já sabe que há a falta e a assistente social já pode apurar. Então, facilitou muito, também na garantia da eficácia do trabalho que fazemos”.
Como os projetos realizados pelas unidades também recebem apoio de outras organizações (como empresas e prefeituras), o sistema da Bússola colabora com esta gestão e com a captação de outros patrocínios para a manutenção das obras sociais. “Há mais visibilidade, mais transparência. Gestores nos relatam que podem prestar contas ou demonstrar o trabalho realizado por meio de seus computadores, apenas abrindo o sistema. As unidades percebem estas vantagens”, relata a Irmã.
Outros dados importantes para as unidades e para a Rede envolvem, por exemplo, o perfil dos atendidos. “Para nós, o maior foco são crianças e adolescentes em situação de baixa renda, vínculos familiares mais vulneráveis e, em termos de moradia, quem está mais próximo do território”. Todos estes indicadores são acompanhados por meio do sistema.
“Em 2021, foram investidos R$ 170 milhões em projetos sociais. Destes, cerca de 30% são de recursos próprios da mantenedora. Estes investimentos representam mais de 60 mil pessoas atendidas”. Irmã Silvia Aparecida da Silva - Diretora executiva da Rede Salesiana Brasil
Um dos projetos que integram a Rede Salesiana é o “Bom de Bola, Bom na Escola”, desenvolvido pelo Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, de Palmas (TO). O projeto atende crianças de 12 a 14 anos, com atividades esportivas e pedagógicas no contraturno escolar.
“As crianças são atraídas pelo esporte, principalmente pelo futebol e, assim, podemos dar suporte pedagógico e também tirar da rua, propiciando um espaço seguro e de aprendizagem”, comenta a assistente social Rosangela Barbosa Campos.
Em 2022, foram atendidas 60 crianças. Para participar, os critérios compreendem a matrícula em escola e vulnerabilidade social das famílias. As atividades desenvolvidas iniciam pelo pedagógico: os atendidos primeiro trabalham em suas tarefas de casa ou revisam os materiais das aulas – sempre com apoio de educador social. Depois, a bola entra em campo.
Entre as ações desenvolvidas dentro do projeto, Rosangela lembra de uma em específico com carinho. Uma atividade de incentivo à leitura, que incluía educação financeira. A leitura em casa, com os pais, e a apresentação das histórias no projeto rendiam dinheiro fictício. “Isso gerou um estímulo aos alunos, porque essa moeda foi usada em um bazar que promovemos, com material escolar, alimentos e roupas”, detalha a assistente social.
Enquanto para as crianças tudo era diversão, analisa Rosangela, os resultados foram surpreendentes. “Nosso contato com as escolas indicou um aumento no rendimento escolar, já que o hábito da leitura colabora em todas as disciplinas”, continua.
“É muito bom ver uma ação que realizamos aqui dentro ter um impacto muito maior do que imaginávamos no início” Rosangela Barbosa Campos - Assistente Social do Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco
Assim como outros profissionais ligados à Rede, Rosangela utiliza o sistema Bússola no dia a dia. Ela destaca que, dentro do sistema, pode acessar com facilidade todos os dados de matrículas, informações sobre visitas, todo o acompanhamento dos atendidos.
Outras vantagens da utilização do sistema da Bússola, identificadas pela diretora e que podem ajudar outras organizações, dizem respeito à transparência de dados e comunicação com a comunidade e apoiadores. Irmã Silvia relata que, por exemplo, o relatório anual da Rede Salesiana de Ação Social é realizado com todas as informações do sistema, sem necessidade de construção de outros indicadores ou busca de outros dados.
Além disso, as informações disponíveis são utilizadas na comunicação da Rede, assim como das unidades sociais. “É possível divulgar o relatório mensal de atividades, recursos financeiros, projetos já realizados, número de atendidos, número de atendimentos”, detalha.
O sistema Bússola colabora, ainda, com a verificação do alinhamento dos projetos com os ODSs e com os compromissos fundamentais para as obras sociais da Rede Salesiana. “Dentro do Bússola, há a inclusão e monitoramento destes indicadores”, esclarece Irmã Silvia. Os compromissos, por sua vez, estão alinhados com os ODSs, às vezes de forma mais isolada, outras com um compromisso integrando mais de um ODS.
São os compromissos fundamentais da RBS-Social:
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