Com tanta tecnologia e fontes de informação, as pessoas passaram a consumir novos conteúdos e a se profissionalizarem através da Educação a Distância, mais conhecida com EAD. Este modelo de ensino tem facilitado o conhecimento e a especialização em diferentes áreas, pois a população tem acesso à aulas que não encontram presencialmente em suas cidades ou estados. O ensino online ganha cada vez mais espaço e as pessoas se atualizam com muita facilidade, usam materiais disponibilizados pelas próprias escolas EAD, interagem com os professores e também pagam um valor acessível, ou até mesmo fazem as aulas gratuitamente.

A atual crise que o país enfrenta potencializou a inscrição em cursos EAD e algumas plataformas de cursos online perceberam um aumento de 70% nas matrículas. Inclusive o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostrou que, aproximadamente, 1,7 milhão de brasileiros realizou matrículas em cursos EAD, e o Google observou um salto de 130% nas pesquisas por especialização à distância.

E o Terceiro Setor?

Para os membros das organizações que estão trabalhando home office, sejam gestores, educadores, psicólogos, assistentes sociais, o curso EAD traz flexibilidade nos horários das aulas e você pode fazer de qualquer lugar, a qualquer momento e estudar um pouquinho a cada dia. Além disso, você tem a liberdade de escolher um curso que tenha interesse, se dedicar melhor às aulas, economizar tempo e, principalmente, dinheiro. Além disso, a maioria dos cursos online emite certificado com a mesma validade do curso presencial, o que soma ainda mais no seu currículo e no currículo da organização.

É preciso disciplina na hora que você for fazer as aulas e ter em mente que aquele momento de estudo é e será fundamental para a sua especialização e capacitação de toda a equipe. Evite estudar em locais barulhentos, com TV, rádio ou música ligados. Se possível, coloque o celular no modo silencioso para não ser interrompido com notificações e, se possível, faça uma aula por dia para manter uma rotina.

Alguns cursos gratuitos para capacitar sua equipe:

Gestão

Gestão de Ongs, oferecido pela Phomenta. Neste curso você aprende mais sobre gestão, captação de recursos e geração de receita para organizações do terceiro setor.

Gestão de Projetos Sociais, oferecido pela Escola Aberta do Terceiro Setor. O curso apresenta os desafios do Terceiro Setor e apresenta métodos e práticas que podem ajudar na gestão dos projetos da sua organização.

Captação de recursos

Captação Estratégica de Recursos, oferecido pela Escola Aberta do Terceiro Setor. Esse curso vai te ajudar a construir uma visão de longo prazo, trazendo ferramentas de fácil aplicação para a construção de uma estratégia institucional de captação de recursos.

Como as OSCs podem captar e trabalhar com empresas, oferecido pela Escola Aberta do Terceiro Setor. O curso apresenta diversas formas de interação entre as organizações da sociedade civil e empresas. São apresentados os conceitos de valor compartilhado, captação de recursos e relacionamento entre esses diferentes atores.

Assistência Social

Micro-Curso Diversidade Humana, Discriminação e Igualdade de Oportunidades, oferecido pela Unieducar. Este micro-curso traz uma nova postura em que a inclusão, acessibilidade e a igualdade de oportunidades se constituam não só como ações exigidas de corporações na iniciativa privada, mas principalmente dos organismos governamentais.

Curso Sociedade e Acessibilidade – Esportes, Idosos, Trabalho, oferecido pela Unieducar. Este curso aponta avanços na área de esporte, trabalho e também com a população idosa, para trazer uma igualdade de oportunidade.

Educadores/Pedagogas

Curso Gestão Educacional, Ead e E-learning – Novos Paradigmas Educacionais, oferecido pela Unieducar. Aborda a nova Gestão Educacional frente ao rápido processo evolutivo que tomou conta dos processos e ambientes educacionais. A Educação a Distância (gênero) e o e-learning (espécie) se impõem atualmente como diretrizes que devem orientar os novos paradigmas dos profissionais que atuam na área.

Curso Projeto de Inclusão Social: Casos de Sucesso, oferecido pela Unieducar. O curso aborda as diferentes formas de inclusão possíveis, desde a inclusão de pessoas com paralisia cerebral e síndrome de down até a inclusão de idosos e digital.

Relações Público-Privadas

Micro-curso Política e Movimentos Sociais no Brasil, oferecido pela Unieducar. Este micro-curso contempla temas relacionados à política e aos movimentos sociais no Brasil, tais como a conceituação de Sociologia Política, a teoria das elites e os intelectuais e o poder, entre outros.

Comunicação e Marketing

Marketing Digital como apoio à Captação de Recursos, oferecido pela Escola Aberta do Terceiro Setor. Com este curso você vai aprender a desenvolver uma estratégia que traz retorno não apenas para a imagem da organização, mas também para a conta bancária da OSC.

Comunicação nas OSCs, oferecido pela Escola Aberta do Terceiro Setor. O curso tem o objetivo de discutir como as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem se apropriar das ferramentas e recursos de comunicação disponíveis na atualidade.

Comunicação e Marketing do Terceiro Setor, oferecido pela Escola Aberta do Terceiro Setor. O curso permite que o aluno compreenda os processos da área de comunicação e marketing e seja capaz de pensar em soluções que atendam as demandas de organizações do terceiro setor, além de capacitá-lo para criar, desenvolver e gerenciar ações de comunicação e relacionamento com caráter social e comunitário.

BússolaCAST: Formação online e gratuita para o Terceiro Setor

Escola Aberta do Terceiro Setor, fundada em 2012, tem como objetivo capacitar profissionais do Terceiro Setor, convidando membros de organizações da sociedade civil para ensinarem conteúdos para profissionais da área. Atualmente são mais de 70 cursos gratuitos oferecidos pela plataforma, englobando diferentes setores da organização.

A Débora Vergan, Coordenadora de conteúdo e produção da Escola Aberta do Terceiro Setor, vai conversar com a gente na terça-feira, dia 26, no BússolaCAST, às 16h, diretamente no nosso canal do Youtube. Vamos falar sobre a Escola, os desafios de fazer os cursos, como são selecionados os temas e profissionais, por que os cursos são gratuitos e muito mais. Esperamos vocês!