“Dinheiro não nasce em árvore”. O dito popular reflete muitas vezes as dificuldades que uma OSC enfrenta para captar recursos. O projeto pode ser viável, causar impacto social e, mesmo assim, encontrar resistência de potenciais investidores. Por quê?

O principal “vilão” é um projeto mal desenvolvido, que não está de acordo com o que esperam os investidores ou não deixa claro o que a OSC está propondo. Confira os principais pontos para criar um projeto vencedor.

Dica 1: Leia o edital com atenção

Pode parecer óbvio, mas nem todos leem o edital. Sejam públicos ou privados, as informações necessárias para captação de recursos estão lá. Detalhes como datas, especificidades e normas, devem ser lidas e relidas para evitar interpretações equivocadas. Uma dica legal: faça anotação em post-its dos pontos importantes, assim você poderá conferir de forma rápida se seu projeto está alinhado com esses pontos levantados.

Dica 2: Use um roteiro de elaboração

Informações como o nome do projeto, identificação dos responsáveis e o prazo de execução são os primeiros passos.  Abaixo listamos um roteiro “comum” em quase todos os editais, confira algumas dicas para cada etapa:

Objetivo: Com texto curto e direto, deve conter informações sobre as demandas que serão atendidas, sem detalhar todo o trabalho (pelo menos nesta parte). Deve ser claro, respeitando o que pede o edital.

Descrição do projeto: De forma detalhada, deve conter o esboço do projeto. Modere nas informações técnicas. Use dados que possam ser comprovados posteriormente. O mais importante! Descreva algo que possa ser desenvolvido. Com recursos cada vez mais escassos investidores acabam deixando de lado projetos fora da realidade.

Público Alvo: Em um projeto social é necessário ter bem claro quem será atendido. Dica: confira no edital se o público que você pretende atender é o mesmo que o investidor almeja. 

Justificativa: Defenda suas ideias. Com embasamento, detalhe os benefícios do projeto, ressaltando o impacto social na comunidade, ou grupo de pessoas. As clarezas de ideias são vitais para quem busca um financiamento seja público ou privado.  

Finalidade: É o escopo do projeto, onde ele inicia, até onde deseja ir. Nesta parte também deve estar descrito o que é adicionado e removido no decorrer do trabalho. Mudanças não previstas e planos para evitar “crises” devem ser relatados.

Metodologia: Através de qual caminho se espera atingir os resultados. A metodologia pode ser alterada no decorrer do projeto. Lembrando sempre que deve ser condizente com o edital.

Atividades: Descrição das ações que serão realizadas para atingir os objetivos propostos. Devem estar descritas atividades internas e externas.

Impacto Social: Qual o resultado esperado? Qual o número de pessoas que serão atendidas e os resultados para o futuro? Investidores gostam de empregar seus recursos em projetos que deixam um legado. Especificar os resultados que o trabalho terá em uma comunidade contam pontos.

Duração: Informe quanto tempo irá durar cada etapa do projeto.

Cronograma físico: Informe o tempo que cada etapa levará e quantas pessoas estarão envolvidas em cada uma delas. Desenvolva uma planilha com informações simples e de fácil entendimento. Deixe o período claro.

Recursos: O item mais importante. Neste campo todos os valores devem ser especificados. Gastos com recursos humanos, materiais, deslocamentos, tudo que for preciso para execução do projeto. Descrimine o máximo possível. Em casos de produtos e serviços, antes de lançar na planilha, faça uma busca prévia por orçamentos assim seu orçamento torna-se mais realista. 

As contrapartidas são os custos que a OSC se compromete em auxiliar nas despesas. Elas são vistas com bons olhos pelos investidores sociais. Quando realizada transmite confiança e credibilidade, demonstrando que a sua organização acredita no projeto e que o financeiro será bem executado.  A contrapartida algumas vezes pode envolver a utilização de recursos já existentes como: equipamentos, profissionais pagos pela empresa, estrutura física e locação…

Dica 3: Verifique os documentos necessários.

Separe com antecedência os documentos solicitados, alvarás, certidões negativas e informações legais. As datas de certidões devem ser verificadas, pois documentos federais e estaduais possuem prazos de validade. Verifique sempre e deixe atualizado. Boas oportunidades podem ser perdidas caso tenha que atualizar os documentos de última hora.

Traga seu projeto social para o Bússola.

O Bússola é uma plataforma que te ajuda a elaborar, acompanhar e promover os seus projetos sociais. O Bússola serve para pequenas, médias e grandes Organizações Sociais. Seguindo nossa metodologia e nosso sistema a chance de captação de recursos da sua organização irá duplicar.
Você tem interesse em conhecer nosso trabalho? Agende uma demonstração e saiba como iremos te ajudar

Quer conhecer mais sobre o Bússola: www.bussolasocial.com.br