Um dos maiores desafios de uma OSC, tanto para angariar fundos, quanto para passar a imagem de uma instituição idônea é administrar de forma correta suas ações. O meio mais fácil é por meio de relatórios. Você sabe como elaborar estes documentos?
Antes de iniciais o nosso papo vamos entender quais os tipo de de relatório e qual os objetivos de cada um.

Relatório Social / Atendimento

O relatório social é um documento interno de acompanhamento dos atendidos e atendimentos, por isso não há uma necessidade de divulgação, pelo contrário muitos casos há uma necessidade de sigilo.

Normalmente o documento é produzido pelo assistente social ou profissionais da área de saúde, deve ser descritivo de forma a apresentar a situação social. Ele é feito após visitas domiciliares, informando ações e providências tomadas, além de justificativas para tal. No meio judiciário em varas da infância e juventude, é utilizado para informar, esclarecer, subsidiar um auto processual ou medida protetiva ou socioeducativa prevista no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Também pode ser utilizado na elaboração de laudo ou parecer.
Sendo um documento que conta de forma descritiva, o passo a passo da situação de um indivíduo, sua linguagem deve ser de fácil entendimento, devendo conter detalhes de processo interventivo (visitas, entrevistas ou análise de documentos). O profissional, além de informar o problema, deve comprovar suas ações como encaminhamentos e ações que deverão ser tomadas. Mesmo em uma visita de campo, quando o profissional não tem tempo ou condições de produzir um documento mais elaborado, quando possível deve se basear em referenciais teóricos.

Como o relatório social pode servir de base para possíveis estudos, o profissional deve evitar termos que não possuam fundamentação técnica. Evitar julgamentos e termos que denotem preconceitos (cor, ideologia de gênero e religiosos) são de suma importância para que a instituição possua credibilidade.
No Bússola o relatório social, fica linkado a ficha de cada atendido. O sitema permite que você extrair o relatório social, filtrando por data, por tipo de atendimento ou por profissional. No Bússola o sigilo da informação é super importante, por isso criamos um recurso para que sua equipe estabelaça as permissões de cada usuário. Por exemplo, uma informação da assistencia social pode ficar privativa apenas para a equipe da assitência, nesse caso nenhuma pessoa que não tiver a permissão necessária poderá ler o comentário feito na visita a domicílio.

Relatório de Atividades

Podendo ser utilizado como um documento base para estudos futuros, as informações obtidas durante um período pré-estabelecido, precisam ser divulgadas pela ONG. Seja para avalizar o trabalho desenvolvido no projeto, bem como comprovar gastos com transporte, recursos humanos entre outros. Acompanhe abaixo olguns ítens importantes para estar discriminados no relatório.

Capa: Deve conter nome da OSC, Nome do Projetos, Período e algum contato. Uma dica valiosa: utilize fotos;/imagem que represente o projeto. Pense uma imagem positiva, fotos de pessoas em grupos, realizando a atividade. Não opte por fotos que transmitam sentimentos de tristeza ou abandono. Ao utilizar alguma fotos das pessoas envolvidas no projeto lembre-se de estar com o documento de autorização de imagem devidamente assinado e guardado.

Ações desenvolvidas – Atividades que foram desenvolvidas dentro de um período, sendo a base do projeto social. Tal ação deve ser condizente com os propósitos do projeto a qual foi criado. Vale destacar que o relatório social não é o projeto totalmente dito, é parte de um processo, o primeiro passo para entender a realidade social de um local, meio ambiente ou questões que envolvam saúde.

Público alvo – São as pessoas diretamente beneficiadas com o projeto proposto pela OSC, importante identificar o número de pessoas atendidas. Dependendo do projeto, pode-se incrementar com Informações relevantes sobre o perfi do público, tais como sexo, renda individual, renda percapita familiar, informações sobre higiene e saúde, moradia, religião, etc.

Local de execução do projeto – São os locais onde o grupo vai se reunir para participar da atividade ou oficina, não necessáriamente precisa ser na sede da ONG.

Investimentos – Detalhar os gastos realizados, durante a captação dos dados do relatório social. As horas trabalhadas do profissional, combustível, alimentação, hospedagem e deslocamentos, devem ser descritos neste campo. Deve-se informar se algum dos recursos foram provenientes de doações particulares, além dos recursos originais do projeto.

Impacto Social – Quais foram os resultados obtidos no período analisado? O público alvo teve benefícios reais? Os impactos sociais podem ser classificados como internos, quando o público alvo são integrantes da organização proponente do projeto, ou dependentes deste público. O Impacto Social Externo ocorre quando o público beneficiado, são moradores da localidade estudada.
Estes impactos podem ser qualitativos, quando os resultados são observados e registrados com base na melhoria sem a mensuração e números. Já os Quantitativos são os resultados registrados e observados com base em normas e metodologias previamente propostas.

Organizações beneficiadas – São as organizações que foram beneficiadas com o investimento. Tal dado só deve ser informado se houver alguma organização beneficiada.

Organizações parceiras – São as parcerias criadas com a realização do projeto, tanto na execução, quanto no planejamento. Este dado só deve ser informado se houver organizações participantes.

A divulgação e transparência são extremamente importantes para as organizações não-governamentais. E um dos meios mais eficazes de demonstrar transparência é desenvolvendo bons relatórios de atividades. Com o Bússola, você registras suas informações no seu dia a dia e com um clique transformamos os dados em um relatório de resultado, com um design moderno e informações relevantes, peça uma demonstração. e entenda como o Bússola pode ajudar sua OSC.

 

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