Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e buscam mobilizar os esforços globais ao redor de uma série comum de objetivos e metas. As ODS exigem uma ação mundial entre os governos, as empresas e a sociedade civil para acabar com a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos considerando os limites do planeta.

Para realizar e cumprir a Agenda 2030 é necessário o apoio conjunto de todos os setores das sociedades, compreendemos que o sucesso passa pelo fortalecimento de cada ator e em especial dos atores locais do terceiro Setor.

As Organizações Sociais que trabalham na ponta da cadeia que melhor conhecem a realidade, são elas que a partir de projetos tem o alcance capilar na comunidade, por isso ao trabalharem com as ODS, agregam valor significativo ao seu negócio. Os Objetivos de Sustentabilidade trazem metas e indicadores importantes para as organizações permitindo a possibilidade de aumentar o número de parcerias tanto no nível nacional como internacional.

Segundo o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) aproximadamente 35% das organizações privadas já utilizaram as metas da ONU como referência para construção das suas estratégias e da gestão dos negócios e 56% consideram importante no planejamento estratégico. Se a sua organização quer captar mais recursos vindo do investimento privado, esse alinhamento de objetivos entre empresas e a sua organização é de extrema importância. Imagine que para o investidor social é mais fácil investir e traçar parcerias com quem rema para o mesmo lado.

Mas como implementar? Abaixo temos dois passos para nortear essa caminhada.

Primeiro Passo – Compreender as ODS

No primeiro momento a lista dos 17 grandes objetivos pode parecer muito abrangente, até utópica, e distante da realidade. Ao olhar o quadro colorido das ODS, grandes ideias, como a erradicação da pobreza, vida sobre a terra e redução das desigualdades, aparecem de forma simplificada. Porém, cada um desses objetivos engloba diversas metas específicas que são voltadas para a ação e, portanto, poderiam orientar de forma mais específica os esforços em uma direção sustentável.
A estrutura das ODS funcionam assim: São 17 objetivos, sendo 16 temáticos e 1 sobre meios de implementação, bem como um total de 169 metas, que contemplam de forma integrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável – ambiental, social e econômica, e 231 indicadores globais.

Vamos ver o caso abaixo:

 

Dessa forma como um primeiro passo é importante compreender o que e quais são os ODS, suas metas e seus indicadores. Isso dará base para argumentação do seu projeto.
Você pode saber mais sobre as metas em: https://ods.ibge.gov.br/

 

Segundo Passo – Seleção e definição das ações

Depois de uma boa lida sobre as ODS imagino que você já deve ter em mente quais dos Objetivos se enquadram com a sua Organização Social ou com o seu próximo projeto social. Então vamos falar de metas.

Ok. Vamos para a prática, escolhemos o objetivo 1:

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

 

Vamos definir um objetivo, depois vamos pensar qual ação iremos realizar para alcançar esse objetivo, vamos analisar qual o resultado esperado e como será o meio de verificação se o resultado foi alcançado.

 

Objetivo Específico:
Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero.

Ação:
Realizar palestras mensais com temas sobre empreendedorismo feminino.

Resultado esperado:
Ao menos 40 mulheres  desenvolva um plano de negócio para empreender na sua comunidade.

Verificação:
Registro físico do plano de negócio.

 

Temos nosso primeiro objetivo e veja como ele vai de encontro com as ODS, parece simples, não é? Você conseguiria fazer isso no seu próximo projeto? Nossa equipe Bússola está pronta para te ajudar. Não hesite, entre em contato conosco.

Esperamos que tenhamos lhe ajudado a refletir sobre a implementação das ODS no seu próximo Projeto Social. Como sempre falamos estamos aqui para ajudar quem mais ajuda, você.

Traga seu projeto social para o Bússola.

O Bússola é uma plataforma que te ajuda a elaborar, acompanhar e promover os seus projetos sociais. O Bússola serve para pequenas, médias e grandes Organizações Sociais. Seguindo nossa metodologia e nosso sistema a chance de captação de recursos da sua organização irá duplicar.
Você tem interesse em conhecer nosso trabalho? Agende uma demonstração e saiba como iremos te ajudar

Quer conhecer mais sobre o Bússola: www.bussolasocial.com.br