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Como promover confiança e credibilidade em ONGs

Escrito por Tamires Lima | 27/01/25 11:43

Como promover confiança e credibilidade em ONGs

A construção de confiança e credibilidade é fundamental para que uma ONG se destaque no terceiro setor e alcance seus objetivos. Neste artigo, você vai descobrir por que é tão importante investir em uma imagem positiva para sua organização e como isso pode impactar a atração de recursos, parcerias estratégicas e engajamento da comunidade. Além disso, exploraremos práticas essenciais para fortalecer a confiança no trabalho da sua ONG, desde a transparência e prestação de contas até o uso estratégico de dados. 

Por que sua ONG deve se preocupar em construir uma imagem positiva

Quando uma ONG possui uma imagem positiva, ela se torna mais confiável aos olhos do público, isso irá contribuir para que as pessoas estejam mais  propensas a apoiar suas causas, acreditar em suas mensagens e se envolver ativamente em suas atividades. Além disso, uma imagem positiva pode ajudar a ONG a atrair recursos financeiros, voluntários qualificados e parcerias estratégicas que são fundamentais para o alcance de seus objetivos.

Uma organização com uma imagem positiva também tem uma vantagem competitiva no mercado do terceiro setor. Ela se destaca entre outras organizações similares e é mais capaz de influenciar a opinião pública e a agenda política. 

Práticas para fortalecer a confiança e credibilidade em ONGs
1. Transparência

Uma ONG deve ser transparente em todas as suas operações, desde a arrecadação de fundos até a implementação de programas. Isso significa fornecer informações claras e acessíveis sobre suas atividades, como relatórios anuais, demonstrações financeiras e descrições detalhadas de projetos. Ao ser transparente, uma organização demonstra responsabilidade e honestidade perante seus apoiadores e a comunidade em geral.

2. Prestação de contas

Além de ser transparente, uma ONG deve prestar contas pelo uso dos recursos que recebe. Para isso, é fundamental  manter registros organizados de todas as transações financeiras, e em fornecer relatórios regulares que demonstrem como o dinheiro foi gasto e quais resultados foram alcançados. A prestação de contas não apenas tranquiliza os doadores e parceiros sobre a eficácia da organização, mas também fortalece a confiança no seu trabalho e na sua capacidade de cumprir sua missão.

3. Ética e integridade

Uma ONG deve operar com os mais altos padrões éticos e de integridade, como por exemplo, respeitar os direitos humanos e ambientais, e agir de maneira consistente com sua missão e valores. A ética e a integridade são fundamentais para construir e manter a confiança do público, e uma organização que opera de forma ética inspira respeito e admiração.

Acesse este artigo e saiba como aplicar regras de compliance em sua ONG.

Mantenha os registros atualizados e disponíveis

É possível que empresas investidoras  exijam que sua instituição apresente toda a documentação de regularização para fechar uma parceria. Esse, inclusive, é um dos requisitos mais importantes para viabilizar a captação de recursos para ONGs.

Por isso, seja nesses casos, disponibilize o acesso aos registros e documentos (regimento, estatuto, atas de eleição, certidões de regularidade com impostos, cadastro em conselhos do município e estado etc) para consulta e mostre que sua organização opera de forma correta.

Como mostrar para um investidor que sua ONG é confiável 

Para mostrar a um investidor que sua ONG é confiável, é importante demonstrar um histórico de transparência, prestação de contas e impacto positivo. Para te ajudar, nós listamos algumas maneiras de transmitir essa imagem:

  1. Relatórios de impacto: Forneça relatórios sobre o impacto das atividades da sua ONG, como dados quantitativos e qualitativos que demonstram o alcance e os resultados das suas iniciativas. Mostre como o investimento será utilizado e como ele contribuirá para a missão da organização.

  2. Testemunhos e histórias de sucesso: Compartilhe testemunhos e histórias de sucesso de beneficiários, voluntários e parceiros da sua ONG. Dessa forma, você será capaz de  ilustrar o impacto positivo que a organização está tendo na comunidade. Ao mostrar como suas ações mudam vidas e transformam realidades, você cria uma conexão emocional com potenciais investidores.

  3. Parcerias e reconhecimentos: Destaque as parcerias e reconhecimentos que sua ONG recebeu, como por exemplo,  prêmios e certificações que atestem a credibilidade da organização. Esses reconhecimentos mostram que a sua ONG é respeitada por outros atores do terceiro setor, além de aumentar a confiança dos investidores.

Como a organização e gestão de dados contribui para fortalecer a imagem de uma ONG

Manter registros precisos e acessíveis permite que a instituição demonstre de forma transparente como os recursos são utilizados e qual é o impacto real de suas iniciativas. Isso ajuda a construir confiança entre os doadores, parceiros e beneficiários, mostrando que a ONG é responsável e comprometida com a transparência

A organização e análise de dados também permitem que uma ONG avalie constantemente o desempenho de seus programas e identifique áreas de melhoria. Assim, a organização pode adaptar suas abordagens e estratégias para garantir que esteja atendendo às necessidades da comunidade da melhor maneira possível.

Conheça a Bússola Social

A Bússola Social oferece uma ferramenta que facilita a gestão de ONGs e o registros de informações coletadas pelo assistente social. Com recursos como relatórios e acompanhamento individual, monitoramento de atendimentos e acesso ao histórico completo dos atendidos, a plataforma proporciona uma visão detalhada e organizada das atividades. 

  • Relatório de oficinas e eventos: crie relatórios com a frequência e todas as atividades desenvolvidas em grupos, aulas, workshops e eventos.
  • Participação individual: acompanhe a participação individual de cada atendido nas atividades, e tenha  uma visão detalhada para a sua equipe.
  • Atendimentos: monitore os atendimentos realizados e realize uma análise detalhada com base no tipo de atendimento ou no profissional encarregado.
  • Histórico dos atendidos: acesse todo o histórico de atendimentos recebidos, ações e anotações referentes aos atendidos da instituição.
  • Perfil dos atendidos: acesse informações detalhadas sobre o perfil dos atendidos, como faixa etária, gênero, cor da pele, escolaridade, renda familiar, entre outros. 
  • E muito mais!

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