Falar de impacto social se trata de divulgar de maneira simples e clara quais os benefícios que seu projeto proporcionou ao seu público alvo (transformações, aprendizados, melhorias, etc.).

No texto a seguir veremos juntos o que é impacto social, exemplos para te inspirar a identificar os impactos da sua organização, a importância desta mensuração para captar recursos e como promover os seus impactos para a comunidade e atores importantes da sociedade.

O que o Bússola entende por impacto social? 

Para nós aquele sorriso de mãe ao ver a apresentação dos filhos, a cabeça erguida de um adolescente que conseguiu seu primeiro emprego como Jovem Aprendiz, o orgulho de um educador quando a sua turma o surpreende, são impactos sociais.

Isso é o que faz tudo valer a pena, nessa hora esquecemos todas as dificuldades para fazer um projeto acontecer, não é?!

A maioria das pessoas que trabalha na área social consegue contar casos como esse que justificam sua dedicação, porém para uma organizar crescer e captar mais recursos, ela precisa ter a capacidade de mostrar esse impacto de forma organizada e periódica a seus parceiros e apoiadores.

Por isso estamos aqui, o Bússola vai te ajudar a organizar seu IMPACTO SOCIAL!

EXEMPLOS

Hoje o Bússola ajuda mais de 2 mil organizações a captar, executar e mostrar o impacto social de seus projetos, por isso vamos pegar alguns de IMPACTOS SOCIAIS dos projetos e ações para que possa te inspirar a fazer sua lista, vejam alguns exemplos: 

  • Em um projeto de geração de renda, podemos destacar como impactos:
    • As pessoas que conseguiram emprego ou geraram renda para si;
    • O aprendizado adquirido que será utilizado em outras áreas da vida;
    • O aumento da autoestima dos participantes;
  • Em um projeto de Socioeducação, contraturno escolar:
    • O desenvolvimento das relações e interações dos beneficiados;
    • O nível de envolvimento e engajamento dos participantes;
    • A evolução individual e coletiva do grupo nas atividades;
    • A possibilidade de trabalho dos pais, ao ter os filhos atendidos;
  • Em um projeto de preservação do meio ambiente:
    • A quantidade de lixo reciclado;
    • A quantidade de copos ou outros materiais que foram poupados;
    • A mudança nos hábitos domésticos dos participantes e seus familiares;
  • Em um projeto de incentivo ao esporte:
    • Os resultados obtidos em torneios e campeonatos;
    • As melhorias na saúde e qualidade de vida dos participantes;
    • A mudança na visão e na construção do projeto de vida dos envolvidos;
    • A melhoria indireta nos resultados escolares que são uma condicionante para manter sua participação no esporte.

Como você viu nos exemplos, os impactos sociais, são o POR QUE normalmente uma pessoa ou organização cria um projeto.

Sabemos que com a falta de recursos, equipe reduzida, volume de papeis e prestações de contas se torna quase impossível registrar e sistematizar os impactos sociais.

Mas não desista, o Bússola passou anos estudando e desenvolvendo formas de organizar essa informação. Antes mesmo de informatizar esse processo com o Sistema Bússola, utilizamos outras técnicas manuais que vamos compartilhar com você neste artigo.

Segundo o censo realizado em 2016 pelo GIFE, a associação dos investidores sociais do Brasil, mensurar os resultados de impactos é algo cobrado por investidores, clientes, funcionários e diversos outros parceiros.

Para a ANDE, uma rede global de organizações que apoiam pequenas empresas em crescimento para que gerem impacto social e econômico em países emergentes, que também realizou pesquisas nessa área, 89% dos investidores de impacto declararam enfrentar dificuldades em encontrar os métodos adequados para mensurar os impactos de seus investimentos.

IMPACTO SOCIAL = CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O impacto social é uma informação valiosa para que a organização mostre a importância do seu trabalho e se aproxime do reconhecimento tão importante internamente e externamente. 

Quando você mostra os seus resultados, você ajuda a:

  1. Manter os apoiadores que estarão mais sensibilizados, afinal ao entender a história de quem participa do projeto e como as suas vidas foram transformadas, é muito mais visível o valor dessas ações. Gera empatia e conexão!
  2. Novos possíveis apoiadores se identificarem com os impactos e desejarem contribuir, pois uma vez que os resultados são claros, as pessoas e empresas que também apoiam essa causa, sentem-se mais seguros e entendem que esse é um objetivo em comum. Assim, cada um faz a sua parte para um bem comum.
  3. As famílias, que falarão bem da organização e com isso ela ganhará credibilidade, já que estará claro para todas as pessoas envolvidas quais são os benefícios gerados com os projetos e porque eles são importantes.
  4. Os conselhos, órgãos públicos e organizações de classe, que verão a organização como uma grande transformadora da realidade a partir dos dados apresentados com coerência e sensibilidade.

 

Ou seja, mostrar os impactos sociais estimula as pessoas a se identificarem e a assumir uma parcela de responsabilidade para participar desta construção, o que beneficia tanto a sustentabilidade de uma organização social quanto ao público alvo e a causa como um todo. Assim, ao conhecer o impacto de uma causa, as pessoas estarão mais propensas a apoiá-la.

Como mensurar o Impacto

Para te ajudar na mensuração do resultado, vamos utilizar o exemplo que falamos acima de um projeto um projeto de Socioeducação, contraturno escolar.

Promova seus impactos

Agora que você já vai conseguir identificar seus IMPACTOS, vamos mostrar como dar vida a eles, como explicar para as pessoas, como fazer com que todos entendam e mais que isso fiquem admirados com o quão grande é o seu trabalho.

1 – Cuide da forma com que vai falar do impacto, por exemplo: Pais que por terem seus filhos no projeto puderam começar a trabalhar; Você pode dizer assim, ou traduzir para as pessoas compreenderem melhor:

  • O nosso trabalho possibilitou que 8 pais começassem a trabalhar, pois seus filhos estão em um lugar seguro, tranquilo e se desenvolvendo. 
  • Conseguimos ajudar 8 famílias a aumentarem sua renda, pois oferecemos um lugar para os filhos se desenvolverem enquanto seus pais trabalham.
  • Demos condições a diversos pais e responsáveis de trabalhar ao ofertar um lugar seguro e que possibilite o desenvolvimento de seus filhos. 

 

2 – Mostre isso às pessoas que estão próximas de você, que apoiam sua causa, resumindo conte SEU IMPACTO PARA O MUNDO! Para isso, você pode usar:

  • Redes sociais – utilizando Facebook, instagram, linkedin e até o whatsapp para divulgar os impactos sociais identificados. Nestes espaços você pode fazer publicações com fotos e vídeos mostrando como o projeto acontece e quais mudanças essas ações proporcionam para o seu público alvo.
  • Murais – em espaços de grande circulação das pessoas que você atende para promover os resultados entre a comunidade e os participantes do projeto e também em locais específicos para o público interno, como forma de motivar e mostrar a equipe que ela faz parte da construção destes impactos.
  • Emails – direcionados aos apoiadores, investidores e voluntários contando sobre as transformações realizadas com os projetos, como chegaram nestes resultados e, sempre que possível, valorizando as ações nas quais estes atores participaram e como estas atividades contribuíram para o resultado final.
  • Vídeos de depoimento – é possível selecionar pessoas chave, entre colaboradores e beneficiados, para que falem sobre a percepção deles de mudanças, aprendizados e aspectos positivos gerados com o projeto. Encontre um local bem iluminado e silencioso e com uma câmera boa de um celular é possível registrar de forma muito sensível a fala natural de pessoas que participaram diretamente do projeto.
  • Relatos dos participantes – ao final de cada etapa do projeto, de um ciclo ou no encerramento final, você pode coletar em fichas de papel, tarjetas, cartões de avaliação o feedback dos beneficiados. Vale a pena utilizar tanto perguntas abertas para que eles escrevam sobre as melhorias alcançadas, quanto perguntas fechadas (exemplo: você percebeu melhoria em tal área – sim ou não; você teve um aumento na renda familiar devido as atividades do projeto – sim ou não) para obter dados quantitativos.
  • Revistas ou folders de divulgação – jornais do bairro ou da cidade, revistas locais, rádio ou até televisão muitas vezes precisam de pautas diferentes para as suas mídias. É possível entrar em contato com os responsáveis via telefone ou email e enviar um resumo do que aconteceu no seu projeto, como funciona a sua organização e se disponibilizar para contribuir com uma matéria sobre o tema. Reforçar os impactos sociais obtidos e a relevância destes para a cidade ajuda a conquistar este espaço.
  • Reuniões e eventos da organização – ao reunir um grupo para discutir algum tema da organização ou participar de alguma ação de integração, é possível separar um momento na abertura para uma fala específica sobre os impactos sociais obtidos no último ano, por exemplo. Esta é uma fala que valoriza o trabalho feito na organização e as pessoas envolvidas. Dá mais sentido para os próximos passos e pode ser celebrado como uma conquista coletiva.

 

Em cada um destes espaços, conte sobre o seu trabalho, se possível, dê exemplos verdadeiros e conte as histórias de quem faz parte destas transformações. Histórias reais conectam. Mostre como é importante e gratificante fazer parte dessa mudança.

Podemos facilitar o seu trabalho

Esperamos que as dicas tenham ajudado você. Caso tenha ficado alguma dúvida ou ainda tenha achado difícil, faça contato com a gente: marque uma conversa com dos consultores do BÚSSOLA, não cobramos nada por isso, fique tranquila. 

Depois de anos fazendo tudo isso manualmente, criamos o Sistema Bússola e hoje ajudamos diversas instituições a ORGANIZAREM, MONITORAREM E DIVULGAREM a transformação que fazem na vida das pessoas. 

Se quer realmente facilitar o seu trabalho, faça contato com a gente!

Sobre a autora

Este artigo foi escrito por Daiana Rauber. Psicóloga clínica e engajada em organizações sociais desde 2009. Possui experiência com treinamentos e produção de conteúdo e é idealizadora do programa Minha Marca no Mundo.