Organizações da sociedade civil fazem um trabalho muito importante para o desenvolvimento social dos territórios em que atuam. Há as que ajudam crianças, adolescentes, adultos, idosos… seja na área de profissionalização, saúde, meio ambiente… Diversos contextos em que o trabalho realizado transforma a muitas vidas.

Mas quem sabe disso?
São poucas as organizações que conseguem realmente mostrar o seu trabalho de forma clara e atrativa para a sociedade.
Este é o cenário de muitas organizações que, apesar de realizarem ações que transformam, não possuem pessoas, conhecimentos e habilidades específicas para um trabalho de divulgação especializado.
E as consequências disso são diversas: baixo engajamento nas ações da organização, falta de voluntários, dificuldade em conseguir apoio e investimento para os projetos e a sensação de falta de reconhecimento.
Hoje, o Bússola, busca traduzir para uma linguagem clara e acessível alguns conceitos e práticas do marketing social que podem ser úteis e facilmente aplicados na sua organização.
Vamos lá?

Entendendo o que é marketing social

O termo marketing social começou a ser utilizado em 1971, quando os princípios e técnicas já utilizados no marketing convencional foram empregados para a promoção de uma causa. E assim, ganhou espaço como uma ferramenta para promover a mudança social, projetos e o aumento da conscientização sobre determinado tema.
É também uma forma de posicionar a organização como um agente associado a uma questão social relevante.
Ou seja, quando você utiliza a comunicação, online ou off-line, para disseminar o conhecimento, a informação, e os resultados obtidos a partir do trabalho com determinada causa social, você está fazendo marketing social.
E assim, quanto mais pessoas tem contato com a proposta e os impactos do desenvolvimento social, maior o número de interessados, de apoiadores e da rede de quem quer fazer um mundo melhor.
A organização ganha, o público beneficiado ganha e as pessoas que tem acesso a essas informações também.

5 Exemplos Práticos para você se Inspirar.

 

Vamos ver agora como isso acontece na prática, com alguns exemplos de divulgação de organizações do terceiro setor:

  1. Contando Histórias: Muito mais do que apenas listar as atividades que desenvolve, o Instituto Fazendo História contou de uma maneira lúdica e didática porque apoiar crianças e adolescentes tem um impacto muito positivo tanto para esse público quanto para toda a sociedade. Que tal contar uma história de como a pessoa que você atende chega até a organização e como ela irá sair se aproveitar todas as oportunidades? (Para ver o vídeo do Instituto Fazendo História: acesse aqui).
  2. Promovendo a causa: A Rede Feminina de Combate ao Câncer promoveu um evento em parceria com um hospital, ampliando a sua rede e utilizando de uma campanha maior como o Outubro Rosa para realizar uma intervenção e mostrar o seu trabalho. Com algumas fotos e uma descrição sucinta, após o evento, criaram uma notícia para o site que pode ser replicada em diversos outros meios. Com qual causa maior a sua organização se identifica? Há alguma data comemorativa ou de conscientização? Tente aproveitar estes momentos e organizações parceiras para promover o seu trabalho. (Para ver a notícia sobre a Rede Feminina de Combate ao Câncer: Acesse aqui).
  3. Mostrando parceiros: A Rede Salesiana Brasil, firmou uma parceria para viabilização do projeto Selo Social no Distrito Federal. Além da divulgação presencial, fazendo um evento para lançar o projeto com diversos convidados, a RSB também reforçou na notícia que veiculou em seu site os resultados promovidos por este projeto. Você já pensou em celebrar as suas parcerias presencialmente, com um café ou um evento, e convidar pessoas e organizações de referência para participar? Busque parcerias que possam engrandecer seu trabalho. (Para ver este exemplo: acesse aqui).
  4. Mostrando as conquistas: Ao participar de processos de certificação, prêmios, selos, etc, é importante divulgar esta conquista para que as pessoas associem a marca da sua organização ao reconhecimento conferido à você. Há várias notícias negativas sendo veiculadas todos os dias, que tal começarmos a mostrar as conquistas positivas? Veja esses exemplo de aplicação do Selo Social plotado em um veículo, no site da organização, em newsletter, em revistas locais.
  5. Depoimentos: Registre e divulgue os seus impactos a partir da visão de quem apoia, trabalha, participa ou é beneficiado pela organização. Tente ouvir todos os lados envolvidos no trabalho, pois visões diferentes e muito ricas dos resultados podem surgir. É possível fazer isso de forma escrita, mas você também pode fazer vídeos, com a câmera que você possui, falando em um momento sobre o olhar dos colaboradores, em outro dos beneficiados, e por aí vai. Veja o exemplo deste vídeo da Casa do Zezinho.

É possível começar a aplicar isso na sua organização com os recursos que você possui. Para isso, vamos entender melhor como fazer marketing social.

 

Como colocar a sua divulgação em prática

Reunimos aqui algumas sugestões que você pode adotar em sua organização:

 

Além dos projetos e atividades realizadas, número de atendimentos e dados quantitativos, tente sempre falar dos impactos sociais que a sua organização promove, veja como fazer isso no nesse outro artigo que criamos sobre IMPACTO SOCIAL.

Assim, você destaca a contribuição que ofereceu à cidade e os detalhes sobre a sua causa e os resultados já obtidos ao longo do tempo.

Envolva os colaboradores e incentive que eles também multipliquem a mensagem, coloque em materiais da organização… Enfim, aproveite as inspirações que levantamos aqui para montar a sua própria estratégia.

Você pode fazer ajustes conforme a realidade da sua organização. E lembre-se, você não precisa de megaproduções para começar. Uma conversa sincera, uma mensagem bem escrita ou bem falada, um vídeo e as redes sociais que você tem em mãos… São os primeiros passos para começar uma comunicação que seja humana, honesta e atrativa.

Podemos ajudar

Para que você consiga mostrar o seu trabalho para as pessoas, é preciso que antes você tenha visto e reconhecido a importância do que você faz. 

O Bússola é um sistema que pode te ajudar nisso. Com ele, de uma forma simples e informatizada, você reúne os dados das atividades da sua organização e obtém relatórios automatizados sobre o seu trabalho. Para conhecer mais sobre como funciona o Bússola você pode acessar nosso site ou agendar uma conversa Agendar Apresentação – desta forma.

Se você acompanhou nossas últimas publicações sobre a história do terceiro setor e sobre impacto social, verá que há muitos trabalhos que mudam o mundo, mas poucos são divulgados.

Quem sabe a partir de agora você também comece a mostrar mais da sua causa? 

Conte conosco!