Era um sonho da RSB um sistema tão completo e que oferecesse tudo o que o Bússola oferece. Hoje, 4 anos depois da implantação, temos esse sonho realizado e estudamos cada dia mais para usar cada parte do sistema”, comenta Samuel Caetano, Coordenador de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Lar Padre Jacó, em Itajaí/SC.

Utilizando o Bússola, hoje todos os atendidos e as suas famílias estão cadastradas no sistema. “Nós tínhamos essa dificuldade de conhecer a realidade de toda a família (membros, parentesco, moradia) e o sistema nos traz essa possibilidade”, afirma Carli Verona, Assistente Social do Lar. Também no cadastro do atendido, a equipe atualiza constantemente o cadastro quando algum membro familiar consegue um emprego, começa a estudar, muda de bairro. É uma exigência das Secretarias em manter o cadastro atualizado e o sistema permite isso.

Manter todo o histórico do atendido no sistema é fundamental caso precisem resgatar alguma informação. Então quando um atendido solicita o desligamento no CRAS e, automaticamente, a administração do Lar recebe essa informação, eles apenas inativam o cadastro do atendido, mantendo as informações no sistema.

Como a administração precisa cadastrar todos os dados do atendido, eles optam que os educadores não tenham acesso ao histórico e renda familiar do atendido, pois buscam a igualdade social dos profissionais com todos os atendidos. Logo, liberam apenas as partes da ferramenta que sejam ligadas à área de atuação deles e bloqueiam o acesso ao sistema durante o final de semana, para evitar sobrecarga da equipe.

Mudar do papel para o digital

Antes da implantação do sistema, a administração se reunia durante uma semana para fazer a matrícula dos atendidos. Ao final do ano, se reuniam novamente para fazer a rematrícula. Eles tinham que preencher fichas manualmente, tirar cópia de todos os documentos, fazer a pastinha de cada um, pedir a foto 3×4, fazer os pais assinarem o termo de responsabilidade de uso de imagem. Agora com o Bússola essa gestão ficou muito melhor, pois tudo fica salvo no sistema e não é preciso fazer as rematrículas, apenas atualizar os dados necessários.

A administração do Lar também conta que o Bússola facilita muito nos relatórios mensais e é uma “mão na roda”. Os gestores seguem cobrando o cadastro das informações no sistema para que, ao final dos projetos, todo o trabalho seja facilitado. Inclusive, esta semana o Lar recebeu novos membros que já vão estudar o funcionamento do Bússola durante a formação e ajudarão nos projetos e ações.

“Nas nossas reuniões somos muito elogiados por como apresentamos as informações. O modelo de relatório que o sistema oferece é bastante completo, sendo comentado a linguagem utilizada, a estrutura disponibilizada e o desenho do relatório em si. Na questão da frequência, todos conseguem ter uma visão exata dos dias das atividades, o que muita instituição ainda não apresenta”, comenta Samuel.

 

“O Bússola é sensacional”

 

Por conta do Bússola, o Lar passou a ter outras ações, pois conseguem ter uma visão do que já realizaram em função da família daquela criança, adolescente, e promovem outras estratégias junto com a RSB. “O sistema aponta que não é apenas um trabalho isolado de um profissional. Tem que ser em grupo, abrangente, para mudar a realidade de todos que atendemos. É um sistema sensacional”, comenta a assistente social.

Este é apenas um breve depoimento do que o Bússola ofereceu ao Lar Padre Jacó, em Itajaí/SC, que atualmente atende 200 crianças e adolescentes, entre 6 a 17 anos, que são captados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nossa Senhora de Fátima, que abrange os bairros Fazenda, Fazendinha e Praia Brava. O Lar também acolhe atendidos encaminhados pelo Conselho Tutelar e Ministério Público onde, geralmente, é uma criança ou adolescente que passou por uma situação traumática.

Podemos ajudar

Para que você consiga mostrar o seu trabalho para as pessoas, é preciso que antes você tenha visto e reconhecido a importância do que você faz.

O Bússola é um sistema que pode te ajudar nisso. Com ele, de uma forma simples e informatizada, você reúne os dados das atividades da sua organização e obtém relatórios automatizados sobre o seu trabalho. Para conhecer mais sobre como funciona o Bússola você pode acessar nosso site ou agendar uma conversa Agendar Apresentação – desta forma.

Conte conosco!