O Instituto Bancorbrás, parceiro da Bússola Social, abrirá as inscrições para 2ª edição do Projeto Bancorbrás Social –  em Fortaleza-CE e João Pessoa-PB, a partir desta quinta-feira (28). No total, serão 14 organizações selecionadas e beneficiadas com um conteúdo exclusivo, o qual serão trabalhados em cinco módulos, dentre eles gestão, comunicação e a captação de recursos das organizações. Em formato de curso 100% online, as aulas vão durar aproximadamente 5 meses e apenas organizações de Fortaleza e João Pessoa poderão se inscrever, com prazo até o dia 23 de junho de 2020. Esta edição do projeto iniciará em agosto.

O Projeto tem o objetivo de promover o protagonismo e a sustentabilidade das organizações do Terceiro Setor, ampliando os horizontes dos gestores dessas instituições e aumentando o impacto social delas na comunidade em que estão inseridas. No ano passado, aconteceu a 1ª edição, em Ribeirão Preto – SP, onde 10 organizações participaram, com uma média de 20 profissionais capacitados e mais de 1400 pessoas impactadas indiretamente. Além disso, foi criada a rede Transforma Ribeirão, uma união das ONG’s para mobilização das iniciativas propostas.

O projeto Bancorbrás Social é composto por diversas atividades e ferramentas práticas que são utilizadas por grandes empresas e startups (tudo isso adaptado para o 3º setor), com acompanhamento individual realizado por um agente da Phomenta, focado no desenvolvimento da organização.

Os conteúdos serão interativos e os encontros acontecerão em tempo real com a equipe da Phomenta e com as demais organizações. Ao final do curso, as organizações que completarem o projeto terão a oportunidade de obter certificação internacional em Boas Práticas de Transparência e Gestão, caso atendam os pré-requisitos e obtenham a pontuação mínima.

Segundo a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, o mais gratificante é conseguir enxergar as transformações das instituições participantes. “São transformações profundas que conseguimos mensurar nos processos. Por exemplo: tem instituições que fazem revisão estatutária ou constroem uma nova sede. Ficamos muito felizes”, comemora.

Como faço para me inscrever?

Para as organizações que têm interesse, é preciso:

  • Ter 20 atendidos mensais (com exceção das organizações focadas em meio ambiente);
  • Pelo menos 50% das atividades devem ser gratuitas e de cunho socioambiental;
  • Que as atividades sejam para o coletivo ou meio ambiente e trabalhem com as causas de meio ambiente, educação, cidadania, saúde e esporte;
  • Ter no mínimo um funcionário contratado (part-time ou full-time);
  • Escolher 2 participantes, sendo 1 com poder de decisão (ser coordenador, membro da diretoria ou conselho);
  • CNPJ com no mínimo 2 anos
  • Velocidade mínima de internet e requisitos mínimos de computador ou notebook para participação das atividades online;

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