Facilitar a gestão do lançamento de editais, investimentos e projetos são alguns dos papéis principais do sistema Bússola. O Instituto Bancorbrás, diretamente de Brasília, no Distrito Federal, hoje consegue mensurar melhor o impacto social gerado, além de alcançar regiões e estados brasileiros que para eles, até então, pareciam inalcançáveis. Na última terça-feira (28), a Coordenadora do Instituto, Roberta Abreu e o Assistente Técnico, Edivan de Sousa, estiveram na nossa sede, em Itajaí/SC, para contar um pouco sobre a transição da gestão com o uso do sistema e decidir as próximas etapas desta parceria de sucesso que acontece há quase um ano.

Antes de conhecer o Bússola, todos os processos internos do Instituto eram feitos de forma manual, então os membros conviviam com milhares de planilhas de excel e documentos arquivados em papel. Quando encontraram o Bússola, em março de 2019, a organização se deparou com a possibilidade de agilizar processos internos.

“Na época, eu havia dado à equipe a missão de buscarem uma plataforma que fosse acessível e trouxesse particularidades pra auxiliar no nosso trabalho. Eu não esperava encontrar um sistema voltado para o 3o setor, mas quando nos deparamos com o Bússola, que é realmente pensado para o 3o setor, foi um ganho gigantesco. O Bússola entendeu e respondeu às necessidades da nossa organização”, afirma Roberta Abreu, Coordenadora do Instituto Bancorbrás. “Foi totalmente enriquecedor pro nosso primeiro ano de experiência”, complementa.

 No lançamento do edital, voltado para área de esporte e qualidade de vida, o Instituto recebeu propostas de outros estados, aumentando o alcance. Nesse momento eles perceberam o tamanho da proporção que poderiam ter. “Uma das nossas demandas internas, por parte da nossa diretoria, seria atender de forma nacional. Estamos caminhando e nos preparando para isto e o Bússola trouxe essa possibilidade”, comenta Roberta.

Este primeiro teste realizado pelo Instituto levantou pontos importantes aos próximos editais, como aumentar o valor de investimento e também a abrangência. Atualmente, o Instituto atende projetos na região do Centro-Oeste, o que antes os limitava apenas ao Distrito Federal. Essa facilidade do Bússola em otimizar demandas internas foi importante para a organização. Além disso, hoje eles possuem uma equipe de analistas que pensam estrategicamente nos próximos passos.

“Nós queremos mais! Testamos a plataforma e foi totalmente enriquecedor. Nossa visita hoje é uma questão de relacionamento com a empresa, onde trocamos experiências. Acreditamos que contribuímos com alguns pontos e aprendemos muito com o Bússola”, finaliza Roberta.

Atualmente o Instituto Bancorbrás possui seis projetos ativos no Bússola, sendo um já finalizado e outros cinco em execução. A proposta para este ano é migrar todos os 18 projetos para o sistema e mensurar esse impacto em tempo real.

Planos para 2020

O Instituto já estuda o lançamento de um próximo edital no final do 1o semestre deste ano, voltado à área de meio ambiente. O edital visa captar projetos de sustentabilidade e negócios sociais ligados à questão ambiental. É um momento que não só o Instituto, mas as empresas Bancorbrás têm focado na consciência para sustentabilidade, de forma a contribuir com as ODS e todo o planeta. Atualmente o edital está em fase de preparação e será aplicado no Centro-Oeste.

Podemos ajudar

 Para que você consiga mostrar o seu trabalho para as pessoas, é preciso que antes você tenha visto e reconhecido a importância do que você faz.

O Bússola é um sistema que pode te ajudar nisso. Com ele, de uma forma simples e informatizada, você reúne os dados das atividades da sua organização e obtém relatórios automatizados sobre o seu trabalho. Para conhecer mais sobre como funciona o Bússola você pode acessar nosso site ou agendar uma conversa Agendar Apresentação – desta forma.

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