Como descrever a sua importante função, como educadora ou educador social?

Em uma primeira instância podemos vê-los como profissionais que se dedicam a trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade social que participam de programas de assistência e projetos do Terceiro Setor.

Entretanto, você sabe melhor do que ninguém, a ação da educadora e do educador transcende essa definição. 

Você é agente de transformação social que contribui, com seu conhecimento e criatividade, para tornar crianças, jovens e adultos em sujeitos autônomos e construtores da realidade que os cercam.  

Sabemos que para atingir esse propósito, são vários desafios diários:

  • Identificar a melhor forma de se inserir e se comunicar com o público;
  • Preparar aulas que vinculem os conteúdos à vivência e ao cotidiano dos alunos; 
  • Lidar com recursos reduzidos e gerenciar questões burocráticas.

Neste último quesito, a quantidade de demandas é impressionante:

  • Relatórios de atividades e prestação de contas sobre o planejamento pedagógico;
  • Preenchimento de planilhas e fichas com informações das atividades e dos alunos participantes;
  • Organização de documentos para participação em editais etc. 

E o que acontece na maior parte dos casos?

Nos deparamos com educadores sobrecarregados e impedidos de manterem um fluxo de trabalho mais dinâmico, concentrado no que realmente importa que é a criação e desenvolvimento das atividades dos projetos aos quais integram.

 

Imaginar para melhorar

Agora, se você é uma educadora ou educador social e se identificou com as dificuldades citadas acima, lhe convidamos a fazer um exercício de visualização.

Imagine-se no espaço onde atua ou até mesmo em casa, planejando e realizando as atividades de seu projeto. Visualize toda a sua rotina. 

Como você divide seu tempo entre organizar e ministrar as aulas, e a execução de algumas demandas burocráticas de sua Organização?

Quanto tempo você dedica a preencher documentos, checar presença de alunos, fazer um balanço das ações?

Essas ações ocupam parte considerável de seu dia, do seu mês? 

Reflita sobre o momento em que existe a demanda de elaboração um relatório das atividades do projeto.

Você consulta todas fichas, se desespera com documentos ou com informações ausentes e passa horas escrevendo o texto, provavelmente.

Agora visualize acessando um sistema onde todas essas burocracias já estão automatizadas.

Imagine se pudesse dar um click na tela e o temível relatório de atividades aparecesse pronto, com um design arrojado e profissional, em questão de segundos?

Economia de tempo e de esforços, não é?

Pois este sistema existe e tem nome: Bússola Social. 

 

Desapegar das planilhas

O sistema Bússola foi desenvolvimento justamente para otimizar o tempo dedicado aos trabalhos manuais e trâmites administrativos, auxiliando na gestão de projetos sociais, na coordenação pedagógica, geração de relatórios e no apoio aos atendimentos individuais e em grupos. 

Daremos mais um exemplo bem concreto de como o sistema pode lhe ajudar no cotidiano de sua OSC:

Se em algum momento você deseja saber quantos alunos faltaram em um mês, qual é a sua ação de rotina?

Provavelmente será buscar os registros de presença e fazer as contas manualmente.

Com o Bússola você acessa a plataforma e, através de uma busca rápida utilizando filtro de pesquisa, em segundos terá essa informação. 

O sistema agiliza o trabalho, pois o usuário encontra as informações já coletadas no momento e já cruzadas com os conteúdos e presenças.

Se ao final do processo ele desejar fazer uma busca, conseguirá obter as informações; ou se quiser gerar um relatório, ele sairá de forma automatizada.  

Desta forma, o Bússola permite que educadores sociais tenham em mãos informações seguras, organizadas e atualizadas do projeto e das suas atividades.

Além de gerar relatórios, possibilita a criação de gráficos, listas de inscritos e de espera,  listas de presença, avaliações e muitos outros recursos, auxiliando o fluxo de trabalho.

 

Para poder transformar 

É importante compreender que o Bússola Social não é uma demanda de trabalho e, sim, uma ferramenta facilitadora da gestão de uma OSC, reduzindo tempo e poupando energia dos educadores para que possam focar a atenção no que realmente importa. 

E neste sentido, podemos observar duas consequências fundamentais para um projeto social e para seus educadores, a partir do momento em que se opta por utilizar a plataforma. 

– A primeira é a possibilidade de obter maiores recursos e parcerias. O Bússola conecta seus usuários a editais de grande investidores de todo o país, facilitando a captação de recursos para as OSCs. Além disso, a automatização de relatório e a gestão das informações das atividades permite que as OSCs ofereçam dados mais concretos dos resultados das ações desenvolvidas, aumentando a credibilidade e atraindo novos investimentos.

– A segunda consequência é, também, a autonomia dos educadores sociais, que podem administrar melhor seu tempo, de forma a dedicá-lo à conduzir suas atividades, propor novos desafios, criar novas ações, fortalecer os laços com seus atendidos e, assim, exercer de fato o seu propósito transformador.

E, principalmente, estar com os olhos e a mente livres para sempre refletir sobre sua experiência enquanto educador e assim poder transformar mais e melhor a sua realidade.

Chegou hora de dar esse passo importante na melhoria da sua qualidade de vida profissional e dos resultados do seu papel social.

Conheça o sistema Bússola e descubra a facilidade de todas essas soluções.

Clique aqui para agendar uma demonstração, gratuita e sem compromisso. Basta escolher uma data no calendário.

Aproveite!