Bússola Social é parceiro estratégico do movimento e tem auxiliado na captação de projetos

 

Os novos líderes do Movimento Nacional ODS Santa Catarina foram escolhidos na tarde de quinta-feira (27), após uma Assembleia Geral Ordinária 2020 que aconteceu online, devido às medidas de prevenção ao coronavírus. Com 2h de duração, foram apresentados durante a Assembleia a prestação de contas dos anos de 2018/2019 e os próximos passos para o ano de 2020.

Em 2019, a Bússola integrou-se ao Movimento ODS Santa Catarina, tornando-se parceiro estratégico e auxiliando na missão da instituição, que é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.

“A parceria com o Bússola foi primordial e muito eficiente. A ferramenta é didática e é possível realizar as avaliações e acompanhamento de cada umas das etapas de forma simples, transparente e eficiente”, comentou Katiane Vieira, Coordenadora geral adjunta do Movimento ODS Santa Catarina.

Além disso, o sistema Bússola foi utilizado para que os signatários enviassem seus projetos para participar do Prêmio ODS 2019. A equipe entrou em contato para fazer a parceria com o Bússola justamente para que pudessem ter uma ferramenta para fazer a gestão do Prêmio de forma online, visto que quase todos os avaliadores residem em outros estados Brasileiros.

Inclusive, já estão abertas as inscrições pro Prêmio ODS deste ano. Veja aqui como você deve prosseguir para realizar a sua inscrição.

Hoje o Movimento já soma mais de 500 signatários em todo o Estado, distribuídos em 52 municípios e articulado por 10 comitês. Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, 16 estão sendo cumpridos em Santa Catarina. O único objetivo que ainda está precisando ser “abraçado” é o 1º, de Erradicação da Pobreza. Se você conhece alguém que desenvolva algum trabalho nesta área, entre em contato com o Movimento através do e-mail gestao@sc.movimentoods.org.br.

Gilson Zimmermann, Coordenador Geral eleito para a gestão 2020-2022, comentou na Assembleia Geral que precisa do apoio de todos os signatários ligados ao Movimento e também expandir os comitês para outras áreas do Estado, como o Meio-Oeste, fortemente citado durante a Assembleia. Zimmermann afirmou que será preciso traçar um plano e aumentar o número de signatários, sem estabelecer uma meta. Os membros do Movimento sentiram um grande aumento nos últimos anos e o coordenador considerou como algo fantástico.

“Tivemos excelentes resultados com a gestão comandada pela Katiane Vieira, entretanto ainda há muito trabalho a ser feito em Santa Catarina para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entendo que um desafio será a expansão dos Comitês Locais e por consequência aumentar o número de signatários. Outro será aumentar a disseminação/conhecimento dos 17 ODS e suas metas, em todas as camadas da população, como instituições de ensino, empresas, entidades públicas e privadas”, comentou Gilson Zimmermann, Coordenador geral na gestão 2020-2022.

 

A Coordenação Estadual – Gestão 2020/2022, ficou estabelecida da seguinte forma:

  • Coordenador geral – Gilson Zimmermann, signatário pela FACISC;
  • Coordenadora geral adjunta – Katiane Vieira, signatária pessoa física e jurídica, pelo Instituto Nação de Valor;
  • Coordenadora estadual de Mobilização – Camile R. Bruns, signatária pela Unimed Brusque;
  • Coordenador estadual de Mobilização adjunto – Fernando Barbosa dos Santos, pessoa física;
  • Coordenador estadual de Projetos e Recursos – Cristiano Olinger, signatário pela Fundema – Fundação do meio Ambiente de Brusque;
  • Coordenadora de Projetos e Recursos adjunta – Saionara Fernandes Pavei Ghedin, signatária pela SATC – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina;
  • Coordenadora estadual de Comunicação – Silvia Chioca Pamplona, jornalista, signatária pela Foco Comunicação e Marketing.

Conselheiros:

  • Luessa de Simas Santos, signatária pelo escritório Gouvêa dos Reis Advogados;
  • Emerson Souto, signatário pessoa física;
  • Evandro Fortunato Linhares, signatário pelo ICAEPS – Instituto Catarinense de Educação Profissional.