Realizar análise de projetos sociais é uma fase fundamental do investimento social e uma boa prática para empresas que buscam fortalecer os laços com seu público consumidor e a comunidade local. Mas muitas perdem a oportunidade de obter o maior benefício dessa ação de responsabilidade social: que é reforçar a imagem e os valores da empresa.
Isso acontece quando não há uma estratégia de apoio a projetos, nem há critérios claros de seleção. Ou seja, quando os projetos apoiados não estão alinhados à estratégia de responsabilidade social. Neste artigo, você vai entender a importância da etapa de seleção de projetos, quem é responsável por conduzi-la e vai ter um passo a passo para realizar uma análise eficiente.
Análise de projetos socias: qual a importância dessa etapa?
A etapa de análise é determinante para escolher um projeto que esteja alinhado com os objetivos e valores da empresa investidora onde você atua. É nesse momento que se avaliam a viabilidade, coerência e potencial impacto da iniciativa
Além disso, uma análise criteriosa não apenas assegura a alocação eficiente de recursos, mas também contribui para o alcance efetivo dos objetivos propostos.
Para entender melhor como funciona um investimento social e como a sua empresa pode adotar essa iniciativa, leia este artigo
Quem é responsável por analisar os projetos?
A responsabilidade pela análise de projetos sociais pode variar conforme a estrutura da organização. Em muitos casos, equipes dedicadas, compostas por especialistas em áreas relevantes, desempenham essa função. É essencial garantir que os analistas tenham uma compreensão abrangente dos objetivos da organização e dos parâmetros específicos do projeto em questão.
O nosso time de especialistas da Bússola Social identificou que em média a análise de projetos é feita por cinco analistas. O número mínimo recomendável de pessoas para um processo transparente é de três, permitindo a divisão das avaliações, discussões deliberativas e evitando conflitos de interesses, tornando o processo mais justo e confiável.
Quais são as etapas da análise de projetos sociais?
- Análise documental: esta etapa analisa todos os documentos obrigatórios, garantindo que sejam legítimos, estejam dentro dos prazos, atualizados e nítidos.
- Análise do comitê: aqui, o foco está no potencial do projeto para o desenvolvimento comunitário, na experiência e capacidade operacional da instituição, na sustentabilidade do projeto e nos meios de gerar e demonstrar resultados.
- Análise da diretoria: nesta fase, são analisados os projetos que mais promovem a transformação social e socioambiental, se estão alinhados com a causa apoiada, os negócios e os valores da Empresa/Fundação/Instituição investidora. Todos os projetos nesta fase são considerados potenciais para aprovação, e os critérios mais relevantes incluem a perspectiva de transformação socioambiental e a relevância para a comunidade local.
5 dicas para analisar os projetos sociais de forma eficiente
- Atenha-se ao edital: os critérios definidos no edital devem ser rigorosamente seguidos. Lembre-se de verificar o alinhamento com os valores da empresa patrocinadora, a identificação do problema que o projeto pretende resolver, o público-alvo e os resultados esperados.
- Avalie a viabilidade: analise a viabilidade do projeto, levando em consideração recursos necessários, prazos e possíveis obstáculos. Certifique-se de que o projeto seja realizável dentro do tempo proposto.
- Verifique a missão e valores: certifique-se que o projeto está alinhado com a missão e os valores da sua empresa. Isso é fundamental para garantir a coerência e a integração do projeto dentro da estratégia global.
- Analise os custos e orçamento: realize uma análise detalhada dos custos envolvidos no projeto. Isso inclui não apenas os custos diretos da implementação, mas também possíveis despesas futuras e fontes de financiamento.
- Tenha indicadores de impacto: antecipe e avalie o possível impacto do projeto. Isso pode envolver a definição de indicadores de sucesso e métodos de avaliação ao longo do tempo.
- Avalie as contrapartidas oferecidas: é possível solicitar no edital que o projeto ofereça contrapartidas como a divulgação do nome da empresa apoiadora em eventos e redes sociais. Ao avaliar considere se a visibilidade gerada e o público-alvo estão de acordo com as estratégias da empresa.
- Seja imparcial: garantir a imparcialidade é uma prioridade. As propostas são analisadas sem preconceitos, garantindo que cada projeto tenha a mesma oportunidade de ser avaliado e selecionado.
A plataforma da Bússola Social pode te ajudar
- Publicação de Editais:
- A Bússola Social facilita a criação e publicação de editais personalizados. As empresas podem contar com uma página pública exclusiva para o edital, proporcionando uma identidade visual única e facilitando a divulgação.
- Inscrição de Projetos:
- A plataforma permite que instituições proponentes se cadastrem, anexem documentos relevantes e elaborem projetos usando formulários personalizados. Isso simplifica o processo de inscrição e proporciona uma visão abrangente das iniciativas propostas. Além disso, os proponentes contam com o suporte da Bússola Social no processo de inscrição e ajuste dos projetos.
- Fluxo de Seleção e Avaliação:
- Gerenciamento eficaz do fluxo de seleção, permitindo que empresas recebam, examinem e avaliem projetos de acordo com critérios predefinidos. A avaliação pode ser personalizada, utilizando notas, checklists ou pareceres.
- Acompanhamento e Monitoramento:
- Ferramentas abrangentes para acompanhar projetos desde a fase de elaboração até a execução. Recursos como mapas de projetos, monitoramento em tempo real e relatórios detalhados oferecem uma visão completa do impacto das iniciativas apoiadas.
Potencialize o apoio a projetos com ajuda da Bússola Social!