Instituto Mucambo utiliza plataforma da Bússola Social para captar recursos e mapear o perfil de atendidos 

Nós conversamos com Israel Vasconcelos, coordenador do Instituto Mucambo sobre como a organização tem superado desafios na captação de recursos e na prestação de contas com eficiência e de forma transparente. 

Conheça o Instituto Mucambo 

O Instituto Mucambo está localizado na cidade de Olinda/PE e tem como propósito a construção de um mundo possível por meio de ações sociais e culturais.  A instituição desenvolve projetos estimulando a leitura, democratizando o acesso ao livro, promovendo as artes, a cultura, o desenvolvimento da educação e a iniciação esportiva.

Atualmente, a organização, junto de outras instituições, atende 50 famílias que vivem em uma ocupação através do projeto Território Educativo, oferecendo atividades voltadas para crianças e mulheres e ações focadas em promover segurança alimentar e economia solidária. 

Instituto Mucambo e Bússola Social: como a parceria começou

Os projetos do Instituto Mucambo surgiram durante a pandemia do coronavírus, nesse período, a organização uniu coletivos locais para realizar ações sociais, em combate à insegurança alimentar. A experiência positiva dessas ações levou à formalização do movimento, resultando na fundação do Instituto Mucambo em 02 de fevereiro de 2022.

Após a formalização a organização passou a fazer parte da Rede Gerando Falcões e assim, entre os recursos recebidos, iniciou o uso da plataforma da Bússola Social para realizar a gestão de suas atividades e prestação de contas.

Os principais benefícios apontados por Israel é a diminuição do uso de papéis, já que a instituição até então não possuía uma sede física nem local para o armazenamento de documentos.  Além disso, ele também destacou que a ferramenta facilita o cadastramento das famílias atendidas. 

“A gente é uma ONG pequena e sem sede, então não tem como a gente andar com papelada e o uso da plataforma foi uma coisa boa porque organiza tudo para gente. E isso facilita porque a gente chega na comunidade com um tablet e cadastra tudo e não precisa carregar papel.” 

Como o Instituto Mucambo utiliza seus relatórios para atrair doações e otimizar o tempo de trabalho

Segundo o diretor, a utilização dos relatórios gerados pela plataforma da Bússola Social tem gerado inúmeros benefícios. A primeira vantagem apontada por ele é a economia de tempo, já que ter os dados com fácil acesso facilita o dia a dia de trabalho dos voluntários.

“O tempo que a gente tem na ONG tem que ser um tempo de qualidade. Então, para a gente é perfeito ter uma ferramenta de gestão para ajudar a otimizar o tempo do nosso voluntariado.” 

Os relatórios são utilizados para o registro dos planos de aula, das fichas dos beneficiados e para acompanhamento da frequência de cada atendido. Com isso, a organização consegue visualizar como está o desempenho das atividades e o envolvimento das famílias. 

Israel também contou que os relatórios têm ajudado na captação de recursos e na atração de doações, já que a organização ainda não recebe investimentos de empresas privadas. 

Essa estratégia é feita a partir da divulgação dos relatórios no site e redes sociais do Instituto Mucambo como forma de dar visibilidade ao trabalho realizado, as causas defendidas, e consequentemente construir credibilidade e despertar o interesse de potenciais doadores. 

“A gente coloca esses relatório no nosso site e nas redes sociais para divulgar nossa instituição e como forma de prestação de contas. A gente ainda não tem uma captação de recursos com pessoas jurídicas, nossa captação é 90% através de pessoas físicas. A prestação de contas é feita com os relatórios para dar credibilidade à instituição.”

Israel ressalta que mostrar números e gráficos é fundamental para gerar confiabilidade e garantir a transparência do trabalho realizado. Além disso, para ele, o uso dos relatórios faz parte de um conjunto de fatores que têm contribuindo para o crescimento da organização.

Plataforma da Bússola Social será utilizada para realização de diagnóstico social 

Em 2024 o Instituto Mucambo tem como objetivo compreender melhor o contexto social das famílias e coletar mais dados qualitativos sobre os beneficiários que participam das atividades.

Para isso, Israel conta que irá utilizar a plataforma da Bússola Social para registrar as informações coletadas, já que disponibiliza de um questionário sócio econômico que abrange informações importantes sobre o perfil de cada respondente. 

“A gente pretende fazer um diagnóstico social e a plataforma vai nos ajudar muito porque tem um questionário socioeconômico maravilhoso. Isso vai nos dar mais entendimento sobre o perfil das famílias, como é o tipo de moradia, quantas recebem Bolsa Família, quantas crianças estão na escola…”

Como a Bússola Social pode ajudar a sua ONG

A Bússola Social oferece uma plataforma que permite o registro e a centralização de dados de projetos sociais de forma detalhada e facilita o dia a dia de trabalho de colaboradores e voluntários. 

Se a sua ONG tem encontrado dificuldades para monitorar atividades e atendidos, melhorar a captação de recursos e simplificar a prestação de contas.